Transformação nos anos 1970

Na Era de Ouro do Rádio no Brasil, durante os anos 1950, o radiojornalismo tornou-se o carro-chefe da programação. Com a ascensão da televisão nas

 21/09/2022 - Publicado há 2 anos
Logo da Rádio USP

Na Era de Ouro do Rádio no Brasil, durante os anos 1950, o radiojornalismo tornou-se o carro-chefe da programação. Com a ascensão da televisão nas décadas seguintes, o rádio se reestrutura como veículo de comunicação, “tentando encontrar uma saída para a sobrevivência econômica”, explica Alvaro Bufarah, professor pesquisador da Universidade de Santa Catarina e do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom. 

A transformação se dá a partir dos anos 1970: “O rádio tem um foco no tripé de música, esporte e notícias”. Bufarah afirma que o radiojornalismo “passa a ser de prestação de serviços”, com maior proximidade do público e coberturas cotidianas e regionais. As transmissões esportivas, as músicas e o uso político do rádio foram outros eixos que mudaram na época.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.