Na próxima sexta-feira, 26 de abril, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebe o agricultor, assentado, cientista social e coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues. O evento acontece no Auditório Milton Santos, onde Rodrigues fará uma palestra sobre a atualidade da reforma agrária e os 40 anos do MST. A palestra terá início às 17h30 e é promovida pelo Laboratório de Geografia Agrária do Departamento de Geografia (LABGEA), que pesquisa o tema há mais de 20 anos.
Sob a coordenação das professoras Marta Inez Medeiros Marques e Valéria de Marcos, o LABGEA, mais conhecido como Agrária, congrega alunos da graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores do Departamento de Geografia da FFLCH. Entre suas principais atividades estão a organização de eventos, pesquisas e trabalhos de extensão sobre movimentos sociais no campo.
Em 2024, o MST completou 40 anos. O movimento se denomina “um movimento social, de massas, autônomo, que procura articular e organizar os trabalhadores rurais e a sociedade para conquistar a Reforma Agrária e um Projeto Popular para o Brasil”, e está presente em 24 Estados das cinco regiões do Brasil. De acordo com o site oficial, cerca de 450 mil famílias conquistaram terras para morar por meio da luta do MST.
De acordo com a Lei nº 4.504/64 (Estatuto da Terra) considera-se reforma agrária o conjunto de medidas que visam promover a melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade. O tema é uma das principais reivindicações do palestrante e do MST, no geral. Ambos ressaltam a necessidade da reforma agrária no Brasil para contemplar as famílias que tiram seu sustento e moradia das terras.
O evento será gratuito e não é necessário se inscrever. A palestra acontece no Edifício Eurípedes Simões de Paula (História e Geografia) da FFLCH – Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. O encontro acontece no Auditório Milton Santos e será aberto a todos os públicos, inclusive não universitários.
Mais informações: agraria@usp.br
*Estagiário sob supervisão de Tabita Said e Antonio Carlos Quinto