Nesta quinta-feira, 17 de outubro, a Cátedra Paschoal Senise empossou seu mais novo titular, Luiz Roberto Liza Curi. A cerimônia, realizada no auditório 5 da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), contou com a presença de diversas personalidades da pesquisa e da ciência brasileira. Ligada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), a Cátedra tem como objetivo promover debates e inovações na área.
O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior defendeu a necessidade de ações que mobilizem a pós-graduação na Universidade. “Nós queremos melhorar esses programas, para que nossos alunos encarem a pós-graduação não só como um caminho para se tornar professor, mas também como uma forma de melhoria de vida. Não queremos que os jovens passem cinco anos estudando para se graduar e que suas carreiras acadêmicas se encerrem ali. É por meio de incentivos, pesquisas e debates promovidos pela Cátedra e seus titulares que conseguimos alcançar esses objetivos”, afirma.
O novo catedrático agradeceu a titulação e destacou as ações que estão sendo planejadas para a melhoria da área de especialização. “A questão da melhoria da pós-graduação deve envolver uma relação com outras instituições de ensino superior, mais setores da sociedade. Precisamos encontrar meios para superar a limitação regulatória e para superar a ausência de estímulos. E essas ações, quando tomadas aqui na USP, podem se expandir para todo o País, para que o sistema educacional brasileiro amplie seus horizontes.”
Já o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo do Tocantins Calado, destacou a importância da Cátedra Paschoal Senise para a USP e agradeceu a parceria de Curi, que poderá “trazer uma visão externa e crítica da nossa pós-graduação, que possa nos auxiliar no processo de melhoria dessa área”.
Estavam presentes na cerimônia, entre outras autoridades, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan; e a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader.
A Cátedra Paschoal Senise
Criada em 2020, a cátedra tem como objetivo refletir sobre a pós-graduação da Universidade e propor inovações na área, com um titular externo a cada ano. Homenageando o professor Paschoal Ernesto Senise, considerado um dos principais responsáveis pela regulamentação da pós-graduação na USP, a cátedra propõe debates e conferências com o corpo docente e discente da instituição.
Anteriormente, ocuparam a cadeira de titular o sociólogo Abilio Afonso Baeta Neves (2021), a agrônoma Concepta Margaret McManus Pimentel (2022) e o pesquisador Jorge Luis Nicolas Audy (2023).
* Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto