O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e a reitora da Universidade de Tübingen, Karla Pollmann, assinaram, no dia 4 de setembro, um acordo de cooperação com o objetivo de promover o intercâmbio de estudantes de doutorado e a obtenção de dupla titulação.
Para o reitor da USP, o acordo fortalece ainda mais a parceria entre as universidades. A meta da USP, segundo ele, é expandir a cooperação com instituições estrategicamente importantes para promover pesquisas de ponta. Com relação ao futuro da parceria, Carlotti acrescentou: “Nossa perspectiva é estender essas ações para programas de duplo diploma na graduação”.
Já a reitora da Universidade de Tübingen destacou que o acordo abre novas perspectivas para a instituição no que diz respeito à cooperação em pesquisa internacional. “Por muitos anos, Tübingen mantém contatos intensos com o Brasil e está muito interessada em expandir a cooperação em vários campos de pesquisa.”
Na cerimônia, também foi renovado o convênio acadêmico entre as universidades, que possibilita a base para uma ampla cooperação acadêmica entre as universidades.
Carlotti e Karla assinaram os documentos na presença do pró-reitor de Pesquisa e Inovação e diretor do Centro Brasileiro e Latino-Americano da Universidade de Tübingen, Peter Grathwohl; do cônsul-adjunto do Consulado-Geral do Brasil em Munique, Paulo Camargo Carneiro; e do presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sérgio Proença.
Atualmente, a USP mantém 70 convênios ativos com instituições alemãs, em todas as áreas do conhecimento. Com a Universidade de Tübingen, em particular, já foram efetivados até o momento 15 acordos nas áreas de medicina, administração, agricultura e economia.
(Com informações do Centro Brasileiro e Latino-Americano da Universidade de Tübingen)