Ouvir as mais diversas perspectivas e preocupações, bem como debater os fatores de restrição e quais podem ser modificados, são os objetivos do Fórum do Ecossistema de Inovação Paulista, que será realizado no próximo dia 8 de maio, das 8h30 às 12h, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP.
“O objetivo do evento é iniciar uma reflexão sobre os cuidados que todos devemos ter para aprimorar o Ecossistema de Inovação Paulista, garantindo que seja um organismo vivo, dinâmico e pujante. Vamos refletir sobre os cuidados que ajudariam a todos os setores desse ecossistema”, diz o professor Raul Gonzalez Lima, pró-reitor adjunto de Inovação e professor da Escola Politécnica da USP, organizador do evento.
Serão quatro os temas a serem debatidos: 1) Ambiente jurídico da inovação no Estado de São Paulo: desafios; 2) Por que é baixo o número de doutores contratados por empresas do setor privado, comparativamente a outros países que apresentam bom desempenho associado à atividade de inovação?; 3) Escritórios de integridade na pesquisa e segurança cibernética; e 4) Modelos teóricos de ecossistemas de inovação.
“Pretendemos discutir, em cada uma das mesas, os conceitos que devem balizar a geração de políticas que influenciem as questões que envolvem os temas em debate”, explica Raul Gonzales. A ideia é que as discussões sejam uma espécie de “semente cultural” que germine por toda a Universidade, engajando especialmente os alunos.
Como palestrantes, já estão confirmadas as presenças de:
|
O CDI fica na avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, Cidade Universitária, no campus da São Paulo.