De olho na formação de profissionais capazes de oferecer apoio acadêmico especializado a grandes projetos, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) lançou o Programa de Formação em Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa, que oferecerá 15 bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais para pesquisadores com doutorado e que não tenham vínculo institucional com a USP.
As bolsas serão concedidas aos projetos temáticos Fapesp cujos coordenadores sejam docentes da Universidade. As propostas devem ser formuladas por grupos de dois ou três projetos temáticos e as Comissões de Pesquisa das Unidades dos coordenadores têm até o dia 31 de outubro para fazer a inscrição.
Iniciativa inédita no Brasil, o programa tem o objetivo de suprir a carência de gestores acadêmicos de projetos de pesquisa, capacitando profissionais para atuar na função. “É muito comum em universidades estrangeiras que os grupos de pesquisa tenham esse tipo de profissional especializado, uma espécie de assistente, capaz de atuar na logística, na coordenação de equipes, na apresentação do projeto em conferências, na captação de recursos financeiros, na negociação com fornecedores e compra de equipamentos. Nenhuma universidade do Brasil oferece esse apoio e essas atividades acabam sobrecarregando o pesquisador, que desvia tempo e energia que poderiam ser aplicados na pesquisa”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig.
A seleção dos bolsistas será feita, posteriormente, pelos próprios grupos de pesquisa, por meio de análise de currículo e entrevista. O candidato deve possuir o título de doutor, obtido em qualquer instituição nacional ou estrangeira, e ter experiência na área de conhecimento do projeto em que irá atuar. O candidato também não pode ter vínculo empregatício.
Cada bolsista deverá atender dois ou três projetos temáticos. As bolsas terão duração de 12 meses, sendo permitida a prorrogação por igual período, desde que haja interesse de ambas as partes e disponibilidade de recursos. A dedicação ao programa será de 40 horas semanais em regime de dedicação exclusiva e o início das atividades ocorrerá em janeiro de 2023.
O edital do Programa de Formação em Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa está disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.
Capacitação de gestores acadêmicos
A atuação como gerente acadêmico de projeto vai além da gestão administrativa que, em muitos casos, fica a cargo dos Escritórios de Apoio ao Pesquisador e é exercida por quadros técnicos da Universidade.
“Com esse programa, ao mesmo tempo, conseguimos garantir mais tempo para que os líderes de grupos de pesquisa atuem exclusivamente na ciência e também oferecer uma oportunidade de formação inexistente no Brasil, para pessoas que já concluíram o doutorado e que ainda não foram absorvidas pela Academia. O bolsista terá a chance de liderar grupos de pesquisa, organizar o trabalho, e de participar de workshops e cursos de formação no exterior”, afirmou Nussenzveig.
O pró-reitor também revela a expectativa de que esse edital seja apenas o primeiro do programa e que a iniciativa possa ser ampliada e estendida a outros grupos de pesquisa. “Uma das mais importantes missões da PRPI é facilitar a vida de quem faz pesquisa na USP, apoiando a comunidade acadêmica e oferecendo melhores condições para que o pesquisador possa desenvolver melhor suas atividades. Acredito que esse programa será um diferencial para os pesquisadores interessados em atuar na Universidade”, disse.