Como diretor empossado, Marcelo Duarte da Silva reafirmou o comprometimento da nova gestão com a ciência, com a sociedade, com o desenvolvimento e com a inovação. “Temos o compromisso social de ser um espaço de disseminação e compartilhamento de conhecimento para toda a sociedade. A experiência no museu não é apenas educativa, mas também transformadora e inclusiva”, defendeu o dirigente.
Silva também agradeceu aos ex-diretores do MZ e lembrou sua importância. “Todos contribuíram para a transformação do Museu de Zoologia em um espaço de excelência e dedicação ao conhecimento e à biodiversidade”, afirmou. O evento marcou ainda a inauguração da galeria dos diretores, com fotos de todos que foram responsáveis pelos acervos zoológicos desde sua origem, no Museu Paulista.
Em seu discurso, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior parabenizou a nova gestão e ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo museu na atualidade. “Os estudos realizados por vocês, aqui no MZ, são de suma importância. Conhecer a biodiversidade, os perigos que ela tem enfrentado e a ação do ser humano nesse processo é essencial para a manutenção da vida no planeta”, afirmou Carlotti.
O reitor também lembrou como o contato com acervos como o do Museu de Zoologia enriquece a formação universitária em todas as áreas do conhecimento. “Os alunos da USP que têm contato com nossos museus e acervos saem da Universidade com uma formação cultural muito mais rica. Precisamos nos esforçar para que tenham cada vez mais essa oportunidade”, disse o reitor.
O Museu de Zoologia foi criado no final do século 19. Originalmente, seu acervo integrava o Museu Paulista e, com a criação do Departamento de Zoologia, da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio do Estado de São Paulo, em 1939, o prédio que o MZ ocupa hoje começou a ser projetado. A construção foi o primeiro edifício a ser pensado com a finalidade de abrigar um museu.
Em 1969, passou a fazer parte da Universidade de São Paulo e recebeu o nome que leva até hoje, Museu de Zoologia. Atualmente, o MZ oferece disciplinas de graduação aos discentes da USP, além de possuir duas linhas de pós-graduação e programas de pós-doutorado. Também detém o maior acervo catalogado de fauna e flora brasileira do mundo.
Quem são
Marcelo Duarte da Silva é graduado em Ciência Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É mestre e doutor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na mesma área, com ênfase em Entomologia. Pesquisador associado do National Museum of Natural History (Washington, DC), é professor associado do Museu de Zoologia da USP. Atualmente, desenvolve pesquisas em sistemática, taxonomia e biologia de Lepidoptera, padrões de diversidade e distribuição de mariposas e borboletas neotropicais.
Luís Fábio Silveira é doutor em Biologia pela Universidade de São Paulo, com tese defendida em 2003. Foi diretor-científico do Museu de Zoologia e já publicou 217 artigos científicos em periódicos arbitrados, 19 livros e 96 capítulos de livros. Pesquisa temas como sistemática, taxonomia e conservação de aves neotropicais e também desenvolve projetos de reintrodução e manejo ex-situ de espécies ameaçadas.