Estão abertas, até o dia 10 de junho, as inscrições para o Programa de Incentivo às Artes e Esportes (PIAE), da Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), que selecionará projetos que promovam o desenvolvimento de experiências artísticas e esportivas no ensino de Graduação.
“As atividades lúdicas, de caráter artístico ou esportivo, favorecem a integração dos alunos e alunas entre si e com a comunidade USP, contribuindo, dessa maneira, para promover o bem-estar no campus e o sentimento de pertencimento à Universidade”, explicou o pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado.
Podem ser eventos culturais como mostras, concertos, exposições, cursos e oficinas; eventos esportivos como torneios e competições; visitas a espaços artísticos ou esportivos; contratação de serviços relacionados; ou a aquisição de equipamentos para a adequação de ambientes destinados a experiências artísticas e esportivas.
Como explica a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, “além de todas as vantagens que essas atividades trazem ao promover a interação entre alunos de diversas áreas, sabemos que a cultura, as artes e os esportes têm um papel transformador na vida das pessoas, pois motivam, abrem horizontes, estimulam a criatividade e trazem qualidade de vida”.
Inscrições
Os docentes que serão coordenadores dos projetos deverão enviar as propostas para o e-mail ativ@usp.br, com o assunto “PIAE 2022”, até o dia 10 de junho. Para mais informações, consulte o edital disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação.
O valor máximo a ser financiado por projeto é de R$ 20 mil. Ao todo, serão investidos R$ 400 mil no programa. Os recursos poderão ser gastos, por exemplo, com material de consumo, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos, serviços de terceiros de pessoa jurídica, locação e transporte, aquisição de novos equipamentos e mobiliários específicos para ambientes em que se promovem experiências artísticas ou esportivas.
Uma Comissão Julgadora classificará as propostas em grau de prioridade com base nos seguintes critérios: o potencial para produção de experiências formativas com foco nas linguagens artísticas e nas práticas corporais; o estabelecimento de objetivos bem definidos e instrumentos de avaliação; e a quantidade de alunos beneficiados.