Instituto de Ciências Biomédicas comemora seus 55 anos com lançamento de e-book e encontro científico

Livro traz fotos históricas e depoimentos que revelam a origem e formação do Instituto. Congresso, com mais de 700 inscritos, conta com apresentação de projetos e pesquisas

 04/09/2024 - Publicado há 1 mês
Por
Auditório grande. Cadeiras da plateia, quase toda lotada, de costas. À frente, um palco em um fundo escuro com telão escrito "Congresso do ICB". No palco, poltronas com pessoas ao longe estão sentadas.
Abertura do congresso que comemorou os 55 anos do ICB foi realizada no Centro de Difusão Internacional e reuniu cerca de 700 participantes. No palco, a partir da esquerda, o vice-diretor do ICB, Carlos Taborda; a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior; a diretora do ICB, Patrícia Gama; e o editor do livro comemorativo, Paulo Alexandre Abrahamsohn – Foto Marcos Santos/USP Imagens

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, que celebra seus 55 anos em 2024, promove, de 3 a 5 de setembro, um congresso comemorativo em alusão à data. A programação, que ocorre no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, conta com palestras, oficinas, apresentação de trabalhos de pós-graduação e visitas a expositores, entre outras atividades. 

A abertura do evento foi marcada pelo lançamento de um e-book, que traz a história da unidade, ilustrado por fotos e depoimentos.

Comemorando o sucesso do evento, a diretora do ICB, Patricia Gama, comentou sobre a importância da iniciativa: “É uma satisfação que este congresso esteja sendo aberto com mais de 700 pessoas inscritas, o que demonstra o engajamento da comunidade com a nossa unidade e o interesse de todos pela nossa história e por nossos projetos. Além de uma série de apresentações de projetos importantes desenvolvidos no ICB que contribuem não só para a USP, mas para a ciência como um todo, temos a alegria de lançar uma publicação que recupera a formação e o desenvolvimento do instituto”. 

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ressaltou a importância deste tipo de encontro: “É muito bom que, em determinadas ocasiões, os institutos se reúnam para revisitar a sua história e planejar o seu futuro. Trata-se de um momento de trabalho que se traduz em uma oportunidade para que todos conheçam o que está sendo feito por seus colegas, promovendo assim valores que prezamos muito, como a interdisciplinaridade e o estabelecimento de parcerias, gerando mais impacto nos resultados científicos”. Carlotti lembrou, ainda, o caráter transversal das atividades realizadas no local: “Esta é uma unidade estruturante da Universidade. Além da pesquisa, ensino e extensão que realiza, também eleva o patamar da USP ao trabalhar de forma muito próxima junto a outras unidades. Meu desejo é que sigam, nos próximos 55 anos, mantendo essa sua vocação de pioneirismo e de colaboração, respondendo às demandas da sociedade e ajudando ativamente no desenvolvimento científico do Estado de São Paulo com excelência”. 

Palco com telão alto, onde se lê "Congresso do ICB". Cadeiras com 5 pessoas sentadas em cada uma. O reitor da USP fala ao microfone.
Para o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, o caráter multidisciplinar e de integração com outras unidades da USP que o ICB apresenta eleva o patamar da pesquisa realizada pela Universidade – Foto Marcos Santos/USP Imagens

Já a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, que também prestigiou a abertura do congresso, afirmou: “A melhor forma de comemorar o aniversário da instituição é produzindo um encontro como este, de reflexão sobre as pesquisas desenvolvidas e de recuperação de uma história que também inspira o futuro. Comemorar é também resgatar o patrimônio científico acumulado, o significado das pesquisas realizadas e projetar os próximos passos. A grande adesão a este encontro é reveladora a respeito do significado do ICB e será de grande importância para a formação das novas gerações”. 

O e-book lançado na ocasião foi apresentado pelo próprio editor, o professor sênior da unidade, Paulo Abrahamsohn. Ele comentou que a publicação “não é uma simples comemoração, mas sim uma afirmação sobre a importância daquilo que fazemos. Ao registrar a origem e a formação do ICB, o livro também ganha uma simbologia e um significado que marcam a troca de gerações, com novos pesquisadores assumindo o lugar daqueles que originalmente formataram o instituto”. 

A obra pode ser lida e baixada gratuitamente neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.