No próximo dia 27 de setembro (quarta-feira), às 18h30, o programa USP Talks promove o debate “Desafios Urbanos”.
Como desenvolver e equilibrar aspectos como transporte, segurança, moradia, saneamento, lazer, comunicação, emprego, saúde e cultura nas grandes metrópoles em um cenário de crise econômica e urbanização crescente? Para onde caminham as grandes cidades? Essas questões serão apresentadas e discutidas por dois professores da USP: Alex Abiko, da Escola Politécnica (Poli), e Raquel Rolnik, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).
Alex Abiko é engenheiro civil, professor titular em Gestão Urbana e Habitacional e tem forte atuação nas áreas de planejamento, gestão e sustentabilidade urbanas. Já Raquel Rolnik é arquiteta e urbanista, professora associada e chefe do Departamento de Projeto da FAU, com grande experiência nas áreas de política urbana e habitacional.
O debate será realizado das 18h30 às 19h30, no auditório da Faculdade Cásper Líbero (Av. Paulista, 900). A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição. Para quem não puder comparecer, haverá transmissão ao vivo pelo canal USP Talks, no YouTube.
O USP Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, que tem como objetivo promover um debate qualificado com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional.
Esta será a 15ª edição do programa, criado em 2015 e que já debateu questões como depressão, zika e microcefalia, raízes da corrupção no Brasil, mitos e realidades da cura do câncer, violência contra a mulher, as origens da vida e do Universo, a relação entre tecnologia e transparência, a reforma do ensino médio, os impactos e efeitos das mudanças climáticas, a regulamentação do uso terapêutico da maconha e de seus derivados, aborto, evolução humana, judicialização da política e política de drogas.