O Cebimar é um centro de pesquisa e ensino em Biologia Marinha que desenvolve e apoia projetos de pesquisa e uma variedade de cursos curriculares e atividades de extensão. Localizado no litoral norte de São Paulo e próximo à extremidade sul do Canal de São Sebastião, está cercado por Mata Atlântica, praias e costões rochosos, que constituem a “Área de Relevante Interesse Ecológico”(ARIE), criada para preservar as diversificadas fauna e flora marinha locais

O reitor Marco Antonio Zago visitou, na tarde do dia 26 de abril, o Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP, acompanhado do secretário-geral Ignacio Maria Poveda Velasco, onde foi recepcionado pelo diretor Antonio Carlos Marques e seus professores.
No início da visita, foi realizada uma reunião com a secretária Estadual de Meio Ambiente, Patricia Faga Iglecias Lemos; e o diretor-executivo da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal), Paulo Santos de Almeida – ambos com experiência na área de direito ambiental e professores da USP, respectivamente da Faculdade de Direito e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades.
Na ocasião, o diretor do Cebimar ressaltou que, na cidade de São Sebastião, há uma demanda para a realização de atividades de extensão, o que aumenta a importância do papel do Centro, que oferece, por exemplo, visitas monitoradas e ações especiais, como as promovidas em 2015 por ocasião das comemorações dos 60 anos da instituição.
O reitor destacou que é importante o Centro continuar atraindo estudantes para participar de atividades no local. O Cebimar recebe estudantes de graduação, além de pós-graduandos que cursam disciplinas lecionadas por professores do Centro, nas áreas de Biologia Marinha, Ecologia, Oceanografia Biológica e Zoologia.
Outras pautas da reunião foram sobre a ampliação da colaboração entre o Centro e o órgão estadual, o projeto de lei de concessão de parques e a respeito da realização de um simpósio internacional que discutirá a questão dos resíduos sólidos.

Conversas
Depois do almoço, o reitor visitou as instalações didáticas e de pesquisa, onde podem ser realizados experimentos que exigem fornecimento contínuo de água do mar, técnicas avançadas de microscopia de luz e análises moleculares. Segundo o professor do Centro, Augusto Alberto Valero Flores, a proximidade com o oceano facilita o fluxo de trabalho, já que, durante a manhã, os pesquisadores vão a campo (mar) fazer suas coletas de materiais; depois, catalogam e começam a trabalhar com os resultados.
Em uma sala de estudos, Zago encontrou cinco estudantes de pós-graduação – de doutorado e pós-doutorado – que estão fazendo suas pesquisas no Cebimar (o Centro apoia projetos de outras Unidades da USP e de outras universidades, fornecendo infraestrutura e assistência técnica) ou são orientados por professores do Centro.
Durante a conversa, o dirigente, os professores do Centro e os alunos também falaram sobre a avaliação e aprovação de cursos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e questões relacionadas à produção científica e publicação de artigos.
Para finalizar, o dirigente pediu que os estudantes elegessem a principal reivindicação direcionada à Reitoria a respeito do Centro. A resposta foi dada pelo doutorando em Biologia Comparada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Rafael Duarte: “ampliar a estrutura de pesquisas para atrair pesquisadores continuamente, tornando o Cebimar uma referência de excelência”.

Em seguida, foi a vez da reunião com os funcionários, por cerca de 50 minutos, na qual o reitor fez o mesmo questionamento: “O que vocês gostariam que a Reitoria fizesse para o Cebimar” e disse estar à disposição para ouvir as dúvidas dos servidores e, depois, esclarecê-las.
As questões levantadas foram em relação a planos de saúde pagos para os funcionários da USP que trabalham em cidades onde não há unidades de saúde e hospitais da Universidade; a situação do Hospital Universitário (HU) e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC); e o reajuste salarial e dos benefícios.
Visitas monitoradas
O Cebimar foi fundado em 1955, tem cinco docentes, um docente com vinculação subsidiária e um docente do programa professor sênior; 36 servidores técnico e administrativos, 12 pós-graduandos (mestrado e doutorado), quatro pós-doutorandos. Atualmente, possui 62 projetos de pesquisa em andamento, com a participação de 259 pesquisadores.
O Centro também recebe, gratuitamente, grupos de estudantes e a comunidade em geral para participarem de visitas guiadas, que acontecem em uma programação regular, normalmente nos meses de janeiro e julho, nas quais as pessoas conhecem a praia e fazem observação de animais vivos expostos em tanques, recebem informações sobre os organismos, os ecossistemas em que vivem e podem tocar em alguns deles.

Para mais informações sobre o calendário das visitas, os contatos podem ser feitos pelos telefones (12) 3862- 8433 / 8434 / 8401; ou pelo e-mail: academicacbm@usp.br.
O Cebimar está localizado na Rodovia Manoel Hypólito do Rego, km 131,5 – Praia do Cabelo Gordo, São Sebastião.
Para aqueles que não tiverem a oportunidade de conhecer pessoalmente o Cebimar, há a possibilidade de explorar um pouco da biodiversidade marinha através do banco de imagens criado pelos pesquisadores, o Cifonauta, que contém uma grande variedade de fotos e vídeos provenientes de atividades científicas em biologia marinha.
As imagens possuem classificação taxonômica, estágio de vida, habitat e outras informações que permitem navegar de maneira intuitiva e didática.