A nova diretora é a segunda mulher a dirigir a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), em 51 anos da Unidade
“É uma honra assumir a direção da FOB, à qual cheguei em 1978, com muita expectativa, e tenho orgulho de fazer parte”, iniciou assim o seu discurso a diretora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, na cerimônia de posse realizada nesta segunda-feira, dia 10 de março, no Teatro Universitário Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira, no campus da USP em Bauru.
A diretora aproveitou a ocasião para lembrar dos professores pioneiros que ajudaram a criar e consolidar a FOB e destacar os planos para o futuro da Unidade. “Consolidar este campus na área de saúde é um anseio não só meu, mas da comunidade da FOB e da cidade de Bauru em geral”. Ela ressaltou que o foco principal de sua gestão é a graduação, mas buscando a inovação na pós-graduação e pesquisa também.
Para isso, as aulas de graduação e os seus conteúdos vão ser mais dinâmicos e interativos, nas quais o professor deve ser agente motivador, atuar como moderador, “para ir ao encontro das expectativas dos jovens que estão entrando na USP, que são muito conectados”, afirma. A ideia é a Unidade produzir e disponibilizar conteúdos, através de recursos alinhados à geração multimídia. Como exemplo, Maria Aparecida citou um projeto que iniciou na gestão anterior, do diretor José Carlos Pereira – do qual ela foi vice-diretora – e será inaugurado em breve, mas já está em funcionamento, que é o Laboratório de Simulação e Treinamento.
Segundo a diretora, este laboratório é um exemplo desta interatividade, fruto de uma parceria entre a FOB, a Escola Politécnica (Poli) e o curso de Sistemas de Informação (SI) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), no qual os alunos do curso de odontologia vão realizar um treinamento de precisão com um paciente virtual, através de um programa 3D.
Valorizar o ensino
“A presença do prefeito da cidade nos honra e dá um claro sinal da vontade do poder público em colaborar e manter relação com a Universidade”, lembrou o reitor Marco Antonio Zago, após saudar as autoridades presentes na cerimônia, entre elas o prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho.
Para o reitor, a posse representa um momento especial na vida das Unidades Universitárias, sendo um momento de comemoração da gestão que termina e da que se inicia e é importante para “fortalecer as conexões internas da Unidade e também os vínculos dela com a Universidade”.
Zago destacou que é preciso voltar a valorizar o ensino de qualidade e moderno, esquecendo um pouco os números, índices e nos preocupar com a qualidade das pessoas que formamos. “A FOB tem importância fundamental para redesenhar o papel deste campus e que será bem sucedido, porque contará com o apoio da Reitoria”, encerrou o reitor.
A cerimônia teve a participação musical da Banda Sinfônica Municipal de Bauru, com apresentações de composições brasileiras.
(Fotos: Francisco Emolo)