Pelo segundo ano, USP tem cinco estrelas em 116 cursos de graduação no Guia da Faculdade

O guia é produzido pelo jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a startup Quero Educação, desde 2019

 Publicado: 29/10/2024 às 16:40

Texto: Julia Queiroz*

logo do guia da faculdade quero / estadão, em branco, sob fundo azul

Foto: Reprodução/Quero Educação

Pelo segundo ano seguido, a Universidade de São Paulo continua sendo a instituição pública nacional com maior quantidade de cursos avaliados como excelentes, segundo o Guia da Faculdade do Estadão. Na edição de 2024, dos 142 cursos de graduação classificados da USP, 116 alcançaram nota máxima de cinco estrelas no ranking.

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) ocupa a segunda posição entre as melhores universidades públicas do Brasil, com 57 cursos de graduação avaliados como excelentes, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 51 cursos. Juntas, as três instituições paulistas são responsáveis por um em cada quatro cursos cinco estrelas em todo o País.

O guia também classifica as instituições de ensino privadas. No ano de 2024, a Pontifícia Universidade Católica (PUC), em diversos Estados avaliados, somou 57 cursos com cinco estrelas. 

Para o levantamento dos dados, o Guia da Faculdade convida todas as universidades cadastradas no Ministério da Educação (MEC) para participar do processo. A avaliação é feita por mais de 10,5 mil coordenadores e professores voluntários, e cada curso passa pela avaliação de seis deles, que atribuem notas de um a cinco em três critérios: Projeto Pedagógico, Corpo Docente e Infraestrutura.

Para conferir a lista completa dos cursos da USP avaliados pelo Guia da Faculdade do Estadão 2024, clique aqui.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da USP.

Foto: Guia da Faculdade 2024/Estadão

*Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.