José Leopoldo Ferreira Antunes e Patrícia Constante Jaime tomaram posse hoje, dia 30 de março, como os novos diretor e vice-diretora da Faculdade de Saúde Pública (FSP).
“Com a perspectiva de melhoria nos indicadores epidemiológicos e a renovação nos quadros políticos do País, nossa expectativa é dar continuidade às ações e levar contribuições à Universidade como um todo, especialmente a partir da reposição de docentes e da melhoria das condições de trabalho”, afirmou Antunes em seu discurso de posse.
Segundo o diretor, a nova gestão terá muito trabalho pela frente, com o replanejamento estratégico, a avaliação docente, a reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da FSP, o replanejamento dos sete programas de pós-graduação e a rediscussão das linhas de pesquisa da faculdade.
O diretor também destacou a necessidade de fortalecer ainda mais o papel do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza e do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), importantes centros de saúde que conduzem trabalhos de monitoramento e vigilância epidemiológica, vacinação e relevantes serviços especializados. Mencionou ainda a recente reformulação do Curso de Especialização em Saúde Pública (Cesp), o mais antigo da faculdade, como importante braço da Cultura e Extensão da FSP enquanto difusor do conhecimento.
Também participaram da cerimônia a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; o chefe de Gabinete, Arlindo Philippi Junior; a secretária-geral Marina Helena Cury Gallottini; o ex-diretor Oswaldo Yoshimi Tanaka e a ex-vice-diretora Carmen Simone Grilo Diniz.
Diálogo
Em seu discurso, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior reiterou o compromisso de um diálogo propositivo com a comunidade uspiana, a fim de construir a avaliação e o planejamento institucional. “Precisamos da parceria das unidades para discutirmos o futuro que queremos para a Universidade, quais são os nossos valores e quais caminhos melhor responderão ao que a sociedade espera de nós”, afirmou.
Carlotti também fez questão de agradecer ao ex-diretor Oswaldo Tanaka, por sua atuação no Conselho Universitário e também auxiliando a Reitoria e o governo do Estado de São Paulo no enfrentamento à pandemia da covid-19.
“Tanaka sempre representou uma voz serena e respeitada dentro das decisões do Conselho da Universidade. Na pandemia, liderou o processo de colaboração com o Estado, facilitando a coleta de dados, e com sugestões de políticas públicas que estavam sendo construídas”, disse o reitor.