Lavanderia do Crusp ganha novas máquinas e espaço de convívio para moradores

Localizada no Bloco E, a Lavanderia do Crusp está equipada com 15 novas máquinas e tem capacidade para atender mais de 100 moradores por dia. Também foi inaugurada uma área de convívio, com sofás e mesas de estudo

Publicado: 19/06/2024

Texto: Erika Yamamoto

Arte: Joyce Tenório*

Lavanderia do Crusp ganha novas máquinas e espaço de convívio para moradores – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Desde maio, moradores do Conjunto Residencial da USP (Crusp) já podem utilizar uma das 15 novas máquinas de lavar roupa instaladas na Lavanderia do Bloco E. Os equipamentos têm capacidade para 18 kg e podem lavar, inclusive, peças maiores como edredons.

A Lavanderia funciona todos os dias, das 7h às 22h, inclusive em finais de semana e feriados, dias em que a utilização é maior, e pode atender mais de 100 moradores por dia. Cada morador pode utilizar uma máquina por um período de até 2 horas. Para garantir o bom funcionamento dos equipamentos, é proibido lavar panos de chão, calçados e tapetes. Esses itens podem ser lavados nos tanques disponíveis no local. O morador que desrespeitar as regras para utilização do espaço pode ser advertido e ficar suspenso por um período de 7 dias.

“Essas máquinas novas facilitaram bastante. Antes tínhamos que ter uma máquina de lavar dentro do apartamento e, quem não tinha condições, levava a roupa para lavar na casa da mãe”, comemora Rafhael Bruno Presoto da Silva, aluno do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Rafhael Bruno Presoto da Silva - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Durante todo o período de funcionamento da Lavanderia há supervisores para organizar o fluxo de usuários, prestar assistência aos moradores e garantir o bom funcionamento do local.

Para a estudante de mestrado em Ciências da Computação no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Dayanne Cristina Pereira Gomes, “as máquinas antigas, além de muito disputadas por serem poucas, não lavavam tão bem e acabavam deixando as roupas ensaboadas. Mas não tínhamos como escolher. Agora, as máquinas são muito boas, com grande capacidade e vários modos de lavagem, o que faz bastante diferença”. O contrato firmado prevê a aquisição total de 40 máquinas de lavar para garantir rápidas reposições, no caso de algum equipamento apresentar defeito, assim como ampliar a capacidade da lavanderia se necessário.

Além de proporcionar condições apropriadas para a vida no Conjunto Residencial, a Lavanderia do Bloco E também é um lugar de encontro e sociabilidade dos moradores. Pensando nisso, foi criado um espaço de convívio anexo à lavanderia, onde foram instalados sofás e mesas no hall de entrada, para que os estudantes possam conversar ou estudar enquanto aguardam a finalização da lavagem.

“O espaço da Lavanderia também é muito adequado. O novo espaço no hall de entrada ameniza os momentos de tédio que temos sem fazer nada, esperando a roupa ficar pronta”, afirma Dayanne, que veio do Maranhão para fazer um curso de pós-graduação na USP.

Além da Lavanderia principal, os moradores do Crusp também contam com uma lavanderia auxiliar, instalada no primeiro andar do Bloco B e equipada com quatro máquinas.

Dayanne Cristina Pereira Gomes - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Próximas ações

A instalação de novas máquinas de lavar roupa e a criação de espaços de convívio são algumas das ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) para a recuperação do Crusp e melhoria das condições de vida dos estudantes.

De acordo com o arquiteto responsável pelo Crusp, Artur Duarte, “nossa diretriz é priorizar as ações que melhorem a habitabilidade dos moradores, tanto as condições dentro do apartamento quanto as do prédio. São demandas que andam em conjunto. Não adianta ter um quarto bonito se falta infraestrutura no prédio, e também não adianta pintar o prédio e ter um apartamento com péssimas condições de manutenção”.

Duarte revela que, nos próximos meses, começarão as obras para adequação das portarias dos prédios, com a implantação de um sistema de controle de acesso dos moradores. Outra licitação que está sendo realizada é para a reforma das coberturas dos prédios, com o objetivo de sanar problemas de infiltração. Também já está em andamento o processo para a troca de pisos de todos os apartamentos, além de contratos para serviços contínuos como de limpeza de áreas comuns, chaveiro e descupinização.

Artur Duarte - Foto: ResearchGate

Em breve, a PRIP também espera inaugurar o auditório do Bloco E, um espaço para a realização de palestras e sessões de cinema.

Conjunto Residencial da USP

Localizado na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, o Crusp é formado por oito blocos, com capacidade para abrigar cerca de 1.600 estudantes de graduação e pós-graduação da USP. Atualmente, os apartamentos possuem três quartos individuais, uma sala comum, banheiro e pia, e os prédios também são equipados com cozinhas e lavanderias compartilhadas.

As vagas são destinadas a alunos com dificuldades socioeconômicas e geridas pela coordenadoria Vida no Campus da PRIP. O Programa de Permanência Estudantil da Universidade concede suporte à moradia para aproximadamente 15 mil estudantes, sendo oferecidas 2.700 vagas em moradia estudantil, como o Crusp, e 12.300 auxílios integrais, no valor de R$ 800. Os estudantes com vaga nas moradias também recebem um auxílio parcial, no valor de R$ 300.

+Mais

Conjunto Residencial da USP recebe novo mobiliário para aprimorar qualidade de vida dos moradores

Prédios do Crusp recebem novo sistema de interfones

Colchões novos são entregues aos moradores do Crusp