FMVZ sedia Congresso internacional de estudantes de veterinária

Realizado pela primeira vez na América Latina, o Congresso reuniu mais de 100 estudantes de 33 países

28/07/2022 - Publicado há 2 anos
Mais de 100 congressistas de 33 países participaram do 71º Congresso da Associação Internacional de Estudantes de Veterinária – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior participou ontem, dia 27 de junho, da cerimônia de encerramento do 71º Congresso da Associação Internacional de Estudantes de Veterinária (IVSA, na sigla em inglês), na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

“A USP é uma universidade muito grande, que oferece cursos em todas as áreas do conhecimento e possui mais de 60 mil alunos de graduação. Espero que esse Congresso tenha ajudado a ampliar o conhecimento sobre o Brasil e sobre a nossa Universidade, e que vocês se tornem embaixadores da USP em seus países”, afirmou o reitor.

A vice-diretora da FMVZ, Denise Tabacchi Fantoni, deu as boas-vindas aos mais de 100 congressistas de 33 países que participaram do Congresso. “Espero que tenham aproveitado a programação científica, mas também as festas, a comida e os passeios”, disse Denise, que também fez questão de agradecer à comissão organizadora do evento.

Realizado pela primeira vez na América Latina, o Congresso aconteceu entre os dias 17 e 27 de julho, reunindo estudantes de veterinária dos cinco continentes para discutir políticas e compartilhar conhecimentos a fim de contribuir para o futuro de médicos-veterinários. O tema deste ano foi “Todos trabalhando como um só: superando as dificuldades com perseverança”.

A cerimônia de encerramento do Congresso foi realizada no dia 27 de julho, no Anfiteatro Altino Antunes da FMVZ – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, ressaltou que “os desafios atuais são globais e temos que unir esforços para entender o que iremos enfrentar no futuro. Por isso, o intercâmbio cultural é fundamental para os profissionais do século 21 e temos que tornar o campus cada vez mais internacional, criando possibilidades para que nossos alunos se relacionem com estudantes de outros países, que potencialmente se tornarão colaboradores no futuro”.

Sobre a IVSA

Fundada em 1951, a Associação Internacional de Estudantes de Veterinária é uma organização sem fins lucrativos e não governamental, presente em mais de 80 países. Tem como objetivo ampliar a interação de mais de 38 mil estudantes e melhorar os padrões da educação na Medicina Veterinária por meio da troca internacional de ideias, conhecimento e cultura.

Em 2019, alunos de graduação da FMVZ criaram a representação da instituição global no Brasil, a IVSA-Brasil.