Exposição virtual apresenta pujança da pesquisa da Universidade

A exposição é uma parceria da USP com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

15/07/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 11:10
Na exposição, o visitante tem a oportunidade de “caminhar” pelo hall monumental da Alesp para acessar os painéis sobre 40 pesquisas desenvolvidas na Universidade

O dia 15 de julho marcou a “abertura” da exposição virtual “Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida”, uma parceria da Universidade e com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que tem como objetivo apresentar a contribuição e o impacto das pesquisas científicas produzidas pela USP para a sociedade brasileira.

A cerimônia de lançamento da exposição foi realizada virtualmente e transmitida pelo Canal USP. Participaram do evento o reitor Vahan Agopyan; o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes; o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; o deputado estadual e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia, Sérgio Luiz Victor Junior; além de dirigentes da Universidade.

“O trabalho que mostramos na exposição é resultado de um esforço de décadas, que conta com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo do Estado. É um patrimônio do povo paulista, que foi construído com muito empenho e muita dedicação de várias gerações de acadêmicos e de políticos. É muito bom que uma exposição dessas consiga relembrar ao povo paulista de que somos um patrimônio da sociedade”, destacou Agopyan.

Na exposição, o visitante tem a oportunidade de “caminhar” virtualmente pelo hall monumental da Alesp e, ao clicar nos ícones correspondentes, pode acessar 44 painéis com informações e imagens sobre cerca de 40 pesquisas desenvolvidas na USP nas áreas de Materiais Sustentáveis e Energia Limpa, Saúde, Campo e Meio Ambiente e Cidades. Além dos painéis, há também 22 vídeos legendados.

A ação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e teve como curadoria um grupo de trabalho formado por representantes da PRP, do Gabinete do Reitor, do Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e da Superintendência de Comunicação Social (SCS).