O papel da USP na construção da educação do futuro foi o tema do segundo Seminário Avançado USP do Futuro, uma iniciativa da Reitoria que tem como objetivo levantar questões, discutir princípios e apontar encaminhamentos com relação ao futuro.
“Esta gestão reitoral está procurando incorporar aquilo que a sociedade espera da Universidade, trazendo temas como a preocupação com a sustentabilidade, com a inclusão, com o pertencimento, com a inovação. Neste contexto, existe uma preocupação muito forte com o ensino de qualidade, que fale com os alunos, com a sociedade atual”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na abertura do seminário, que aconteceu no dia 25 de novembro, na Sala do Conselho Universitário.
Para a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, “esse seminário mostra a importância que a Universidade tem conferido à educação. A educação é capaz de transformar a sociedade, tornando-a mais civilizada, mais moderna, plural, aberta e laica. A USP tem que abraçar esse tema, pensar e repensar a educação do futuro”.
Os pró-reitores de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, e de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho, apresentaram os desafios e os rumos do ensino superior. Entre os pontos abordados estavam o papel das universidades na formação de professores para uma educação de qualidade social referenciada; a geração de conhecimentos em Educação; a interação com a sociedade por meio de redes de Educação Básica; formação de líderes; mudança do processo de avaliação da pós-graduação; financiamento da pós-graduação; novos formatos de cursos; interdisciplinaridade como instrumento da promoção da excelência acadêmica; e internacionalização.
Em seguida, a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite; a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna; a assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, Ana Paula Tavares Magalhães, comentaram a questão do ensino no âmbito de cada Pró-Reitoria. O presidente da Fapesp e ex-reitor da USP, Marco Antonio Zago, e o diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Guilherme Ary Plonski, também falaram sobre os rumos, as transformações e as novas demandas da educação.
Encerrando o evento, os especialistas convidados puderam participar, presencial ou virtualmente, de um debate sobre as questões levantadas.
Esse foi o segundo seminário dedicado ao tema da educação organizado pelo Programa Seminários Avançados USP do Futuro. O primeiro foi realizado no dia 23 de setembro e teve como tema a construção da Educação do Futuro. Também estão previstas edições dos Seminários USP do Futuro voltadas para as discussões sobre saúde, meio ambiente e cidades.