Edição 2024 da feira de inovação e negócios SciBiz acontece até o dia 21 de junho

Evento aberto no último dia 17 tem programação de palestras com convidados internacionais e oferece ambiente de network para startups e inovação

 Publicado: 18/06/2024
Por
Edição 20204 da SciBiz foi aberta no Centro de Difusão Internacional da USP no dia 17 e a programação segue até o dia 21 de junho – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Foi aberta nesta segunda-feira, 17 de junho, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, a edição 2024 da SciBiz, feira de inovação e negócios da Universidade, que é organizada pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, Agência USP de Inovação (Auspin) e Centro de Inovação da USP (Inova USP). 

Neste ano, em sua sétima edição, o evento tem como tema Deep Techs e a Neoindustrialização, tratando da vanguarda da inovação. Na lista de assuntos das discussões que estão sendo realizadas pelos mais de 300 panelistas, Blockchain, Impacto e Inclusão Social, Sustentabilidade, Futuro do Trabalho, Saúde e Hospital 4.0, 5G, Inteligência Artificial, Amazônia 4.0, Bioeconomia, Cidades Inteligentes, Sociedade Compartilhada, Internacionalização de Negócios, AgTech e FashionTech.

Na solenidade, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou as mudanças que vêm ocorrendo nas universidades ao longo do tempo: “Há 40 anos, quando iniciei minha carreira acadêmica, valorizava-se apenas as publicações. Ao longo dos anos, foi aumentando a importância do impacto dessas publicações e, hoje em dia, espera-se um resultado positivo a respeito de como transformamos nosso conhecimento em melhorias para a sociedade, seja em produtos, seja em políticas. É por isso que a USP vem aprofundando essa nova visão. Seguimos fazendo o que sempre fizemos, com muita qualidade, na graduação, na pesquisa, na pós-graduação e na extensão, mas agora ampliando e valorizando um ecossistema de inovação em todos os seus aspectos, desde o jurídico até os espaços físicos destinados às startups”. 

+ Mais

Conferência na USP une ciência e negócios para abordar “deep techs” e neoindustrialização

Edição 2024 da SciBiz na USP dará destaque à Inovação Deep Tech

Carlotti também comentou sobre a importância da relação entre as universidades, as empresas e os governos no processo de inovação: “O Brasil tem potencial para ser um dos maiores players mundiais em várias áreas, como saúde, agricultura, inteligência artificial ou transição energética, e este diálogo da academia com os demais entes da sociedade é que permite avançar. Ao contrário do que muita gente costuma pensar, as empresas brasileiras investem bastante capital nacional em ciência e tecnologia e têm grande interesse em trabalhar com as universidades, inclusive na pesquisa básica, que em nada se opõe à ciência aplicada e também tem grande potencial de trazer melhorias de vida para as pessoas”.

Já o coordenador da SciBiz, que também coordena o Escritório de Parcerias (Depar) da USP, Moacir Miranda, celebrou o aumento de colaborações que o evento apresenta nesta edição: “Abrir um evento com tantos parceiros e com centenas de painelistas, vindos de todos os continentes do mundo, reforça a importância do tema e do papel da USP como lugar central e de vanguarda para esse tipo de discussão. Na programação dos próximos dias, os participantes terão a oportunidade de dialogar com os principais atores da inovação em eixos como agronegócio, saúde, infraestrutura, cidades inteligentes, transformação digital, defesa, bioeconomia e descarbonização”.

A abertura do evento contou ainda com a participação do presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Gesil Sampaio Amarante Segundo; da presidente do Fortec Sudeste, Katia Montenegro; da CEO do Sosa Brasil, Gianna Sagazio e do coordenador da assessoria técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Alberto Amorim.

As atividades da SciBiz acontecem até o dia 21 de junho e incluem palestras, workshops, painéis de discussão, apresentação de startups em estandes, pitches e uma maratona de inovação. Os interessados podem consultar a programação completa e efetuar inscrições no endereço: scibizconference.com.br

Universidades e a inovação no Brasil

Abrindo a programação da SciBiz 2024, a primeira mesa apresentada teve como tema A universidade empreendedora como alavanca da inovação no Brasil. Com moderação do coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin), Luiz Henque Catalani, a discussão teve apresentações dos reitores da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marco Tulio de Castro Vasconcelos; da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente; e do diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Breno dos Santos, além de uma participação por vídeo da reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira. 

(Da esq. para a dir.) Breno dos Santos, Luiz Henrique Catalani, Carlos Gilberto Carlotti Junior, Marco Tulio de Castro Vasconcelos e José Vicente discutem o papel das universidades na inovação brasileira
– Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Nas apresentações, os representantes das instituições apresentaram como vêm buscando a melhora do ambiente de inovação e convergiram a respeito da importância da colaboração entre instituições de diversas naturezas, da interação e da comunicação com a sociedade civil e da busca pela inovação nos seus diferentes aspectos, não só tecnológicos, mas também aqueles de ordem social.

Para finalizar as atividades da manhã, o público assistiu a uma apresentação da Orquestra de Câmara da USP (Ocam), uma orquestra profissionalizante fundada em 1995, que é ligada ao Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes. Formada por estudantes bolsistas, ela funciona como um curso de extensão universitária, e realiza apresentações ao longo de todo o ano dentro e fora da USP.

Apresentação da Orquestra de Câmara da USP, com regência de Ricardo Bologna, encerrou a programação da manhã no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.