“É missão de todos nós mostrar a realidade, mostrar o que de fato somos e fazemos”

Na abertura do programa Reitoria no Campus, em Ribeirão Preto, Carlos Gilberto Carlotti Junior ressaltou a importância de mostrar para a sociedade o papel da Universidade e sua contribuição para o desenvolvimento do Estado de São Paulo

04/09/2023 - Publicado há 11 meses

Texto: Erika Yamamoto
Arte: Carolina Borin e Joyce Tenório*

O evento foi realizado no dia 1º de setembro, no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Vivemos um momento em que teremos grandes alterações no nosso sistema de financiamento. Com a reforma tributária, teremos que redefinir nosso modelo de financiamento e, para isso, vamos precisar de apoio. Não será uma discussão fácil e simplista e, por isso, é fundamental que a sociedade civil, o governo estadual e a Alesp [Assembleia Legislativa de São Paulo] tenham uma visão real do que é a Universidade de São Paulo e da sua importância”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, na abertura do Programa Reitoria no Campus, em Ribeirão Preto.

O encontro, que aconteceu no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), no dia 1º de setembro, reuniu representantes de todos os órgãos da administração central para discutir as ações desenvolvidas pela Reitoria e também identificar as principais demandas de funcionários, estudantes, docentes e dirigentes do campus de Ribeirão Preto.

Carlotti ressaltou que o esforço deve ser coletivo para divulgar melhor a realidade da USP. “Nós formamos 8 mil jovens por ano só na graduação, mais 7 mil na pós-graduação. Somos responsáveis por 20% da produção nacional de ciência, com 17 mil papers publicados anualmente. É claro que temos problemas e estamos trabalhando para superá-los, mas se fôssemos uma universidade arrasada, como alguns insistem em divulgar nas mídias sociais, não estaríamos classificados em rankings internacionais como a 85ª melhor universidade do mundo em um universo de 4 mil instituições”, defendeu.

[A partir da esquerda] Marcelo Mulato, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Nuno Coelho, Bruno Caramelli, Léa Assed Bezerra da Silva e Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Ainda na parte da manhã, o reitor apresentou as principais ações realizadas pela Reitoria no último ano, como a contratação de professores e servidores, o aumento dos recursos destinados à permanência estudantil, a implantação do plano de saúde complementar e o novo ciclo de avaliação da carreira docente.

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda falou sobre as principais iniciativas desenvolvidas pela Vice-Reitoria, entre elas, os encontros da Câmara de Atividades Docentes (CAD), o 6º Congresso da História Intelectual da América Latina, a criação do Centro Observatório das Instituições Brasileiras, a segunda edição do USP Pensa Brasil e os preparativos para a comemoração dos 90 anos da Universidade.

A reunião também foi uma oportunidade para a prefeita do Campus USP de Ribeirão Preto, Léa Assed Bezerra da Silva, apresentar as principais melhorias realizadas recentemente, como a reforma da moradia estudantil, a modernização dos reservatórios de água, além de obras no sistema de esgoto e nas calçadas.

O Trio Praxicordas abriu as atividades do dia com uma apresentação cultural – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Discutindo com a comunidade

Ribeirão Preto sediou a quarta reunião do ciclo 2023 do Programa Reitoria no Campus. “A ideia deste programa é levar a Reitoria para cada um dos campi da USP para que possamos interagir, trocar ideias, entender melhor os desafios locais e juntar a contribuição de todos para uma universidade melhor”, explicou o coordenador executivo do programa, Bruno Caramelli.

Para o presidente do Conselho Gestor do Campus USP de Ribeirão Preto, Marcelo Mulato, “essa proximidade dos órgãos centrais e da Reitoria nos dá a oportunidade de discutir os assuntos locais, de interesse específico da nossa comunidade. Todas as questões enviadas foram incorporadas na programação, mas se faltar algum assunto, o Conselho Gestor do Campus também estará disponível para receber demandas e servir de canal de diálogo”, explicou.

Na segunda parte do encontro, à tarde, foram realizadas reuniões específicas simultâneas com os pró-reitores e superintendentes. Além dessas reuniões, todos os segmentos da comunidade local – docentes, servidores, alunos de graduação e de pós-graduação – enviaram representantes para conversar com o reitor, a vice-reitora e seus assessores.

Durante o evento, um grupo de alunos protestou e apresentou algumas demandas aos dirigentes.

Reitoria no Campus

Lançado no ano passado, o Programa Reitoria no Campus é um ciclo de reuniões em que representantes da Administração Central passam o dia em um dos sete campi da USP – Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e na capital – para se encontrarem com representantes da comunidade local e estimular o diálogo na Universidade.

A ideia é que, com uma maior interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, temas relacionados a cada campus possam ser discutidos com maior efetividade, debatendo propostas, formulando soluções e tornando a gestão mais integrada, descentralizada e participativa.

As reuniões em cada um dos campi devem acontecer pelo menos uma vez por ano e a organização conta com a participação do Conselho Gestor e da Prefeitura do Campus USP local.

Manifestação de estudantes durante a reunião do programa Reitoria no Campus, em Ribeirão Preto - Foto Marcos Santos/USP Imagens

*Estagiárias sob supervisão de Moisés Dorado