Blog
Comitês definirão diretrizes em áreas estratégicas da comunicação da USP
Grupos, formados por profissionais que atuam na Universidade, discutem temas como boas práticas nas redes sociais e cerimonial de eventos
Quatro comitês formados no âmbito do programa IntegraCom, ligado à Superintendência de Comunicação Social (SCS), estão estudando a elaboração de diretrizes em áreas estratégicas para a comunicação da Universidade: boas práticas nas redes sociais, indicadores de desempenho, cerimonial e promoção de eventos universitários e manual de comunicação.
O IntegraCom é uma iniciativa criada pela SCS, em 2022, para integrar os cerca de 100 profissionais que atuam na área de comunicação nas escolas e faculdades da Universidade. Os comitês são compostos de membros da Comissão Permanente do IntegraCom, com representantes de todos os campi, além de servidores técnicos e administrativos da Universidade. A coordenação é da assessora de Imprensa da Reitoria e da área de Comunicação Institucional da SCS, Adriana Cruz.
O Comitê de Boas Práticas nas Redes Sociais tem como objetivo estabelecer diretrizes e boas práticas que orientem o uso responsável e ético das redes sociais institucionais e as vinculadas às Unidades de Ensino e Pesquisa e outros órgãos da Universidade.
Já o Comitê de Desenvolvimento de Indicadores de Comunicação pretende identificar, desenvolver e implementar indicadores-chave de desempenho para avaliar o impacto e a eficácia das atividades de comunicação na Universidade.
O Comitê de Desenvolvimento do Manual de Eventos e Cerimonial Universitário visa criar um manual para estabelecer diretrizes e melhores práticas para o cerimonial e a organização de eventos universitários. O manual deverá servir como ferramenta para a comunidade na concepção, planejamento e execução de eventos dentro da Universidade.
O Comitê para a Elaboração do Manual de Comunicação deverá definir diretrizes e padrões para o Jornal da USP e os demais veículos de comunicação das Unidades de Ensino e Pesquisa no que tange à redação de documentos de divulgação. O Manual deverá incluir também um guia de estilo com normas de gramática, de formatação e de redação.
A previsão é que os grupos apresentem os resultados do trabalho em outubro deste ano e, no início de 2025, workshops sejam promovidos com a comunidade universitária.
“O IntegraCom é um programa que já se estabeleceu na estrutura de comunicação e administrativa da Universidade. Ao fomentar a integração entre as equipes e os profissionais que atuam na USP, o programa promove o fortalecimento das nossas ações de comunicação com a sociedade, estreitando cada vez mais esse relacionamento. Esse trabalho vem avançando a passos largos e nos permitirá, com o avanço dos trabalhos dos comitês, definir diretrizes e parâmetros que servirão de norte para áreas basilares da comunicação nos dias de hoje”, destaca o superintendente da SCS e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Eugênio Bucci.
O IntegraCom
O programa IntegraCom foi lançado em julho de 2022 com o objetivo fortalecer o relacionamento entre a SCS e as assessorias e áreas de comunicação existentes nas Unidades de Ensino e Pesquisa. O lançamento foi marcado com uma palestra presencial que contou com a presença de 80 profissionais de comunicação.
No segundo semestre do mesmo ano, entre os dias 1º e 15 de setembro, foi realizada uma pesquisa com esse público para conhecer melhor os profissionais e as áreas de comunicação da Universidade. Esse diagnóstico foi importante para definir as etapas seguintes do projeto. A pesquisa teve 97 respondentes e constatou, entre outras informações, que as principais mídias mantidas pelas áreas são os sites e as redes sociais, sendo as principais atribuições dos setores de comunicação as atividades de divulgação externa e interna e a gestão de conteúdo do site, respectivamente.
Ao longo de 2023, a partir dos temas levantados na pesquisa, foram realizados seis workshops, no formato on-line, que discutiram temas como a estrutura do Jornal da USP, planejamento em comunicação, como produzir vídeos em smartphones, cerimonial e protocolo de eventos, redes sociais e comunicação estratégica. Os workshops tiveram, em média, cerca de 100 inscritos. A playlist dos vídeos está disponível no Canal USP.
Outra iniciativa importante do IntegraCom foi a assinatura, em abril do ano passado, de um termo de parceria entre a USP e Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), com o objetivo de conjugar esforços para que as instituições produzam e disseminem mutuamente conhecimentos em suas respectivas áreas.
Com o termo, a USP passou a fazer parte do quadro de associados da Aberje, sem nenhum ônus financeiro para a Universidade. Além disso, os servidores técnicos e administrativos que atuam na área de comunicação da Universidade têm desconto de 15% nos cursos oferecidos pela associação, que é referência na formação de profissionais de comunicação e atua há mais de 50 anos no setor.
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.