Alunos de graduação da USP que realizaram todo o Ensino Médio em escolas públicas podem se inscrever para fazer um intercâmbio de 30 dias em uma universidade latino-americana, desenvolvendo estudos e atividades acadêmicas relacionados a temas como diversidade, equidade, saúde mental, inclusão e ensino superior.
O edital Internacionalização com Inclusão oferece 16 bolsas, no valor de R$ 14 mil, para os estudantes realizarem o intercâmbio em 2025. Entre outros requisitos, o candidato precisa comprovar conhecimento do idioma espanhol, ter uma nota média normalizada por tudo igual ou superior a 5 e não ter sido beneficiado por outro programa de mobilidade.
Nessa segunda edição do edital, os estudantes podem escolher entre quatro destinos: a Universidad de Chile (Chile), Universidad Nacional Autónoma de México (México), Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru).
As propostas serão avaliadas considerando-se o plano de estudos do estudante, a internacionalização da abordagem do tema, a inovação social e a relevância da instituição estrangeira para o plano de estudos. Caso haja igualdade entre as notas dos candidatos, o resultado do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) poderá ser considerado para o desempate.
As inscrições podem ser feitas pelo Sistema Mundus, entre os dias 16 e 23 de setembro. Para mais informações, consulte o edital completo na página da Aucani.
Internacionalização com inclusão
O edital integra o Programa de Mobilidade Estudantil Internacional de Alunos de Graduação, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) para apoiar a produção de conhecimento, ações de cultura, extensão, inclusão e diversidade na Universidade.
“Esse edital de intercâmbio, além de seu objetivo principal de proporcionar aos alunos contemplados uma experiência pessoal valiosa e de grande importância para a sua formação acadêmica, nos aproxima de universidades de excelente nível na América Latina, com as quais temos afinidades claras e desejamos estabelecer vínculos permanentes de colaboração”, ressalta o presidente da Aucani, Sergio Proença.
Na primeira edição do programa, em 2023, 35 estudantes de graduação desenvolveram intercâmbio em universidades latino-americanas.
Mulheres na Pós-Graduação
Além das bolsas para estudantes de graduação, Aucani e PRIP também estão oferecendo oportunidades de intercâmbio exclusivas para alunas de pós-graduação.
O Edital Mulheres na Pós-Graduação Cooperação Sul-Sul concederá 14 bolsas, no valor de R$ 20 mil cada, para mestrandas e doutorandas desenvolverem atividades acadêmicas e de pesquisa em temas como direitos humanos, igualdade de gênero, permanência estudantil, pertencimento, relações raciais e saúde mental. Os destinos preferenciais são universidades da África, América Latina e Ásia.
As interessadas têm até o dia 1º de outubro para fazer a inscrição pelo Sistema Mundus. Para mais informações, consulte o edital completo na página da Aucani.
“Esses editais dialogam com as metas de inclusão, permanência e pertencimento da Universidade e proporcionam mais oportunidades de intercâmbio aos nossos alunos oriundos de escolas públicas e às nossas alunas de pós-graduação. Essas iniciativas reforçam também a perspectiva de internacionalização da PRIP, que é o fortalecimento do nosso vínculo com as universidades latino-americanas”, explica a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna.
A seguir, veja alguns depoimentos de estudantes que já realizaram o intercâmbio com inclusão.