Alunos das Licenciaturas da USP podem se inscrever para atuar nas escolas públicas estaduais

O Programa de Bolsas de Extensão Universitária selecionará 210 bolsistas para atuarem nas escolas da rede estadual em Ribeirão Preto, São Carlos e na capital. O valor da bolsa é de R$ 2.100 mensais

 Publicado: 29/11/2024 às 14:49     Atualizado: 02/12/2024 às 17:43
Por
Minicurso vai abordar a comunicação oral e escrita no ensino básico – Foto: Unsplash

Estudantes dos cursos de Licenciatura da USP têm até o dia 13 de dezembro para se inscrever no Programa de Bolsas de Extensão Universitária, que selecionará 210 bolsistas para desenvolver atividades de apoio educacional em escolas públicas da rede estadual nas cidades de Ribeirão Preto, São Carlos e na capital.

Aluisio Augusto Cotrim Segurado – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“O programa tem como objetivo propiciar aos estudantes dos cursos de licenciatura da USP a oportunidade de aprimorar sua formação, exercitando a relação entre teoria e prática pedagógicas no cotidiano da escola. Com essa experiência, os licenciandos poderão, ao mesmo tempo, aprofundar seus conhecimentos e contribuir para as aprendizagens dos estudantes da rede estadual de ensino. Além disso, estou certo de que a iniciativa permitirá apoiar o trabalho pedagógico realizado na rede e estimular a formação continuada dos profissionais da educação que nela atuam, ampliando e fortalecendo as relações entre a USP e a educação básica paulista”, explicou o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado.

O valor da bolsa é de R$ 2.100 mensais. A jornada de atividades do licenciando na Unidade Escolar será de 30h semanais, sendo 20h dedicadas à atuação em sala de aula, 5h destinadas ao trabalho coletivo na Unidade Escolar e 5h destinadas ao planejamento com o professor orientador.

Para o primeiro semestre de 2025, são oferecidas 210 bolsas para estudantes dos cursos de Licenciatura. Dependendo da avaliação do programa, outras 210 bolsas poderão ser disponibilizadas no segundo semestre, totalizando 420 bolsas. O período máximo de duração das bolsas é 24 meses.

O Programa de Bolsas de Extensão Universitária é uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc).

Mais aprendizagem

O bolsista será orientado por dois professores: o professor orientador, docente da USP responsável por planejar, acompanhar e avaliar a atuação do bolsista; e o professor mentor, que é o professor da escola da rede estadual, responsável direto pela supervisão e avaliação das atividades desenvolvidas.

Marcos Neira – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, que também é docente da Faculdade de Educação (FE), reforça que “a inserção do licenciando em uma mesma escola pública por um período estendido possibilitará o acompanhamento dos trabalhos em sala de aula e a realização de intervenções devidamente orientadas pelo docente da Universidade, com a supervisão de um profissional experiente. Nesse contexto, o futuro professor poderá identificar os desafios do ensino na contemporaneidade, problematizá-los e, com o apoio previsto, planejar, realizar e avaliar intervenções pedagógicas. Essa experiência formativa, baseada na articulação teórica e prática, contribuirá para uma compreensão crítica da realidade escolar e para o desenvolvimento de uma docência engajada”.

Após familiarizar-se com a instituição, o estudante elaborará, junto com o orientador, um Plano de Atividades a ser executado dentro de um dos seguintes enfoques: recomposição, nivelamento e inclusão (apoio na aprendizagem nas aulas de orientação de estudos); preparação para vestibular (aceleração, redação e leitura); atividades diversificadas (práticas experimentais, eletivas e esporte-música-arte); e projetos pedagógicos autorais.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de dezembro, exclusivamente por meio do formulário on-line. Podem se inscrever estudantes matriculados a partir do 2° ano nos cursos de Licenciatura da USP em Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

No momento da inscrição, o estudante deve informar o campus em que estuda, o curso e o semestre em que está matriculado e também indicar, em ordem de preferência, até cinco unidades escolares em que deseja atuar.

O início das atividades será em março de 2025.

Para mais informações, consulte o edital completo na página da Pró-Reitoria de Graduação.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.