Abertas as inscrições de projetos para utilização das Unidades Móveis USP na Comunidade

08/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 11/07/2022 as 13:41
Atividades desenvolvidas na Unidade Móvel Saúde e Ciência no Domingo na Paulista – Foto: Michel Sitnik/PRCEU

Docentes da USP têm até o dia 31 de julho para inscrever projetos de extensão para o uso das Unidades Móveis USP na Comunidade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). Os projetos devem desenvolver atividades em benefício da população, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Marli Quadros Leite – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“As Unidades Móveis permitem que, por meio de ações concretas, a USP promova maior integração com a comunidade, contribuindo para melhorias da qualidade de vida da população e criando oportunidades para que docentes e estudantes realizem atividades de extensão, além de democratizar informações sobre carreiras, meios de ingresso e políticas de acesso aos cursos da USP”, explicou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marli Quadros Leite.

Há duas opções de equipamento, Saúde e Ciência e Cultura e Educação, cada uma delas conta com um tipo diferente de estrutura interna, mais adequado para as variadas ações que podem ser realizadas. Além de telões externos, possuem salas de aula, laboratórios e espaços de atendimento.

Unidades Móveis

Desde o seu lançamento, o projeto USP na Comunidade já realizou 11 ações de itinerância de atividades. Parte delas foi promovida por Unidades da USP em cidades do interior, como a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), em Boraceia; a Escola de Engenharia de Lorena (EEL), em Lorena e Pindamonhangaba; a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba; a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), em Pirassununga; e a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), em Ribeirão Preto.

Ação organizada pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), em Boraceia – Foto: Divulgação

Outras atividades foram realizadas diretamente pela PRCEU, como o evento de inauguração no Memorial da América Latina; a participação na Ação Contra a Fome e Pela Cidadania, em parceria com o Sesc, no campus Butantã; a participação no Domingo na Paulista; a atividade especial no CEU Jaguaré e, mais recentemente, uma programação especial sobre longevidade produzida pelo programa USP 60+ no CEU Heliópolis.

Confira a íntegra do edital na página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.