
Artigos
Artigos

O “Antropoceno”: uma estranha ideologia a serviço do status quo
Por André Francisco Pilon, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP

O Crusp é moradia estudantil
Por Ana Lúcia Duarte Lanna, pró-reitora de Inclusão e Pertencimento da USP, e Ester Gammardella Rizzi, assessora da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP

O diálogo como superação da greve
Por Mauro Bertotti, professor do Instituto de Química da USP

Orfandade e a pandemia de covid-19: marcadores sociais da diferença e a ampliação das desigualdades
Por Taiane Alves de Lima, douroranda da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Desenvolvendo saberes e competências por meio da integração ensino, pesquisa, extensão e inovação
Por João Roberto Spotti Lopes, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP

Um novo jubileu de diamante a celebrar: a USP no interior do Estado de São Paulo
Por Tito José Bonagamba, professor titular do Instituto de Física de São Carlos da USP

Sobre o ensino de graduação e pós-graduação na USP: uma síntese da avaliação
Por Cícero Romão Resende de Araujo, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Maria Eugenia Gimenez Boscov, professora da Escola Politécnica da USP

Uma gestão sólida garante as atividades-fim da Universidade
Por Carlos Alberto Montanari, professor do Instituto de Química de São Carlos da USP, Patrícia Constante Jaime, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, e Ricardo Ricci Uvinha, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

A insustentável leveza do ser
Por Daniel Afonso da Silva, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) da USP

Cultura e extensão, o diálogo da comunidade acadêmica com a sociedade
Por Rogério de Almeida, professor da Faculdade de Educação da USP, e Plauto Christopher Aranha Watanabe, professor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP

A luta pela educação precisa ser feita com educação
Por Paulo Nussenzveig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação e professor do Instituto de Física da USP

Caminhos de Cervantes: o povoado de Esquivias, inspiração fundadora do romance “Dom Quixote”
Por João Eduardo Hidalgo, pós-doutorando na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Política fiscal e incentivos à “linha branca”
Por Rachel Sztajn, professora da Faculdade de Direito da USP, e Reinaldo Marques da Silva, mestre em Direito Comparado pela Samford University/University of Cambridge

A sociologia da imagem e seu potencial epistemológico nos estudos migratórios
Por Ismael Eduardo Schwartzberg Arteaga, doutorando na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

A história do pensamento econômico pelas lentes de Delfim Netto
Por Ivan Salomão, professor e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica, Hermes & Clio, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP, e outros autores*

O “Antropoceno”: uma estranha ideologia a serviço do status quo
Por André Francisco Pilon, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP

O Crusp é moradia estudantil
Por Ana Lúcia Duarte Lanna, pró-reitora de Inclusão e Pertencimento da USP, e Ester Gammardella Rizzi, assessora da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP

O diálogo como superação da greve
Por Mauro Bertotti, professor do Instituto de Química da USP

Orfandade e a pandemia de covid-19: marcadores sociais da diferença e a ampliação das desigualdades
Por Taiane Alves de Lima, douroranda da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Desenvolvendo saberes e competências por meio da integração ensino, pesquisa, extensão e inovação
Por João Roberto Spotti Lopes, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP

Um novo jubileu de diamante a celebrar: a USP no interior do Estado de São Paulo
Por Tito José Bonagamba, professor titular do Instituto de Física de São Carlos da USP

Sobre o ensino de graduação e pós-graduação na USP: uma síntese da avaliação
Por Cícero Romão Resende de Araujo, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Maria Eugenia Gimenez Boscov, professora da Escola Politécnica da USP

Uma gestão sólida garante as atividades-fim da Universidade
Por Carlos Alberto Montanari, professor do Instituto de Química de São Carlos da USP, Patrícia Constante Jaime, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, e Ricardo Ricci Uvinha, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

A insustentável leveza do ser
Por Daniel Afonso da Silva, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) da USP

Cultura e extensão, o diálogo da comunidade acadêmica com a sociedade
Por Rogério de Almeida, professor da Faculdade de Educação da USP, e Plauto Christopher Aranha Watanabe, professor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP

A luta pela educação precisa ser feita com educação
Por Paulo Nussenzveig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação e professor do Instituto de Física da USP

Caminhos de Cervantes: o povoado de Esquivias, inspiração fundadora do romance “Dom Quixote”
Por João Eduardo Hidalgo, pós-doutorando na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Política fiscal e incentivos à “linha branca”
Por Rachel Sztajn, professora da Faculdade de Direito da USP, e Reinaldo Marques da Silva, mestre em Direito Comparado pela Samford University/University of Cambridge

A sociologia da imagem e seu potencial epistemológico nos estudos migratórios
Por Ismael Eduardo Schwartzberg Arteaga, doutorando na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

A história do pensamento econômico pelas lentes de Delfim Netto
Por Ivan Salomão, professor e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica, Hermes & Clio, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP, e outros autores*
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS

Trotes no ensino médio e o ato educativo
Por Adriana Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Paula Fontana Fonseca, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP, e Pedro Fernando da Silva, professor do IP-USP

USP Sustentável e o compromisso com a transição energética
Por José Aquiles Baesso Grimoni, coordenador, e Fábio Frezatti, facilitador dos Grupos de Trabalho de Transição Energética da USP

O jejum do mês do Ramadan e a psicologia islâmica
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP