Semana de Educomunicação da USP apresenta práticas educomunicativas no campo da pesquisa e da cultura

Após a pandemia, a Semana de Educomunicação retorna para sua 7ª edição com egressos e profissionais da área

 18/09/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 19/09/2024 às 17:34
Por
Em sua 7ª edição, Semana de Educomunicação reúne estudantes, egressos e profissionais da área – Foto: Divulgação/Labidecom ECA-USP

 

Este ano de 2024 marca o retorno da Semana de Educomunicação da USP, que terá como tema Ampliando Horizontes da Educomunicação. A sétima edição do evento vai acontecer entre os dias 23 e 27 de setembro, no Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, no Auditório Lupe Cotrim, das 18h30 às 22 horas. 

A edição deste ano conta com oficinas, mesas e atividades culturais, com temas diversos. A organização é feita por estudantes da licenciatura, egressos e professores do curso com apoio do Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisa em Educomunicação (Labidecom) e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx). A programação é aberta para todos. 

Imagem: Mulher branca usando óculos, colares amarelos e sorridente
Thaís Brianezi – Foto: CV Lattes

Com a sua primeira edição em 2014, a Semana de Educomunicação aconteceu em vários anos, organizada por estudantes do curso, com palestras, oficinas e rodas de conversa. “A importância do evento é promover um espaço de encontro para as diversas turmas de Educomunicação, de atualização das práticas profissionais em andamento no campo da comunicação e atualização dos debates nos campos de pesquisa da Educomunicação. A Educomunicação é o curso mais novo da ECA. Apesar de ser um termo reconhecido desde os anos 2000, ainda é relativamente novo e desconhecido em grande parte da USP e do público em geral. Então, é uma maneira de mostrar, na prática, o que é educomunicação e como ela tem sido feita Brasil afora”, pontua Thaís Brianezi, professora de Educomunicação da ECA.

Imagem: Mulher negra, olhos claros e cabelos crespos
Annie Ferreira – Foto: Arquivo pessoal

Annie Ferreira, estudante de Educomunicação e estagiária do Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisa em Educomunicação (Labidecom) da ECA, explica que “a ideia principal que norteia a semana é ampliar os horizontes nas práticas educomunicativas. Então, toda programação e todas as práticas da semana têm envolvimento entre a comunicação e a educação. O objetivo é que as pessoas, tanto os alunos quanto os participantes e as pessoas de fora, consigam enxergar práticas educomunicativas que já acontecem nos meios sociais”.

Ao longo de toda a programação, a semana conta com eventos artísticos, como a apresentação de DJ Peralta e Filipe Fortte, no primeiro dia. A abertura da semana será feita por Gabriela Malara, estudante de Educomunicação e uma das responsáveis pela organização do evento. A semana começa com a participação dos egressos Tatiana Luz de Carvalho, Gabriel Razo, Jade Castilho e Denise de Oliveira Teófilo, autora de um TCC sobre a Semana de Educomunicação, para falar sobre o tema História da Semana de Educom. “Achamos importante não só contar com a participação de pessoas egressas na organização, mas também trazê-las sempre para perto para aprender e ensinar uns aos outros”, comenta Gabriela.

Em seguida, às 19h50, haverá uma roda de conversa sobre Experiências educomunicativas em jornadas artísticas com o projeto Sabiá Laranjeira, ação organizada por estudantes de música da ECA com o objetivo de levar apresentações musicais para escolas públicas de São Paulo. O egresso João Furlan e a estudante Stela Nesrine, compositora e cofundadora da Funmilayo Afrobeat Orquestra, também vão marcar presença na palestra.

Imagem: Mulher branca, vestindo camiseta branca e usando óculos
Gabriela Malara – Foto: Arquivo pessoal

“A Semana de Educom pretende divulgar as diversas práticas educomunicativas desenvolvidas por estudantes e pessoas egressas da Licenciatura em Educomunicação, assim como projetos desenvolvidos fora da Universidade, como o Imprensa Jovem, desenvolvido pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de São Paulo pelo educomunicador Carlos Lima. Também queremos divulgar o curso de Educomunicação, trazendo estudantes de fora do curso para conhecerem melhor essa área tão importante”, enfatiza Gabriela.

Na terça-feira, os participantes podem aprender sobre Educomunicação e jogos de tabuleiro com o convidado André Portela, estudante de Educomunicação e designer de jogos e, na quarta-feira, podem participar de uma oficina de zines. Entre os dois dias, haverá palestras sobre Educomunicação Socioambiental e Educomunicação e a Juventude. A primeira terá Carmen Gattás, do programa Imprensa Jovem, e Alanis Cezarete, André Buccieri e Stephany Oliveira, estudantes de Educomunicação integrantes do projeto Ação Replicadora Educomunicativa Insurgente de Articulação (Areia), coletivo responsável pela produção de materiais educativos para redução de riscos e desastres, coordenado pela professora Thaís.

“A proposta é mostrar experiências que estão trabalhando educomunicação no encontro com a educação ambiental, contribuindo para construção de uma sociedade mais justa, sustentável, igualitária, antirracista a partir de práticas dialógicas de participação e de construção e circulação de conhecimento”, explica a professora. O projeto Areia surgiu como resultado do Programa Unificado de Bolsas (PUB), em que os estudantes fizeram materiais comunicativos na temática ambiental para circular nos núcleos de ciência cidadã da rede de educação para redução de riscos e desastres.

A segunda palestra, na quarta-feira, sobre juventude e educomunicação, vai acontecer às 20h10 com participação de Cíntia Gomes, diretora da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Juliane Cruz, analista de educomunicação, e Beatriz Alves, coordenadora do Cursinho E.I.T.A!, e o projeto Você Repórter da Periferia.

No penúltimo dia, a semana vai promover uma oficina com Helena Obersteiner, criadora dos Desenhos Feios, e uma mostra de filmes de estudantes de Educomunicação. Também haverá debate com Nelson Simplício, educomunicador e coordenador pedagógico, Cláudia Mogadouro, professora do curso de especialização Educomunicação e Mídia na ECA, e Vitor Romenior, estudante de Educomunicação e roteirista do curta premiado Goma.

Além da participação ativa de pessoas egressas, no último dia do evento haverá uma roda de conversa sobre mercado de trabalho e possibilidades após a formação. Gabriela conta que os educomunicadores e egressos que atuam na área contarão sobre suas experiências e sobre a educomunicação fora dos muros da Universidade.

Para participar do evento, é necessário se inscrever pelo link. A entrada é totalmente gratuita. Confira a programação completa: https://drive.google.com/file/d/12I0cSCqMnRBKlLDGKc-aC3AHvdAhfQHC/view?usp=drivesdk

Serviço 

Semana de Educomunicação 

Quando: 23 a 27 de setembro, das 18h30 às 22 horas

Onde: Auditório Lupe Cotrim – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Butantã, São Paulo

Inscrição pelo link

*Estagiária sob a supervisão de Antonio Carlos Quinto

Foto: Divulgação/Labidecom ECA-USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.