Paola Prandini fala sobre educomunicação e construção de identidades étnico-raciais

Paola Prandini mostra em sua dissertação a importância da abordagem educomunicativa no processo conduzido junto aos jovens

07/12/2020 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP

O professor Ricardo Alexino Ferreira, na edição de hoje (7), entrevista Paola Prandini, diretora cultural da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e membro do Núcleo de Comunicação e Educação da USP.

Paola também é diretora da consultoria Afroeducação, especializada em relações étnicas e educação e integra a Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo. É, ainda, pesquisadora visitante da University of Witwatersrand, em Joanesburgo (África do Sul), e da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo (Moçambique).

É autora dos livros Cruz e Sousa; Carolinas, publicado em parceria com o fotógrafo Diego Balbino; coautora do livro Eu sou Ilê e cotradutora do livro Batidas, rimas e vida escolar: Pedagogia hip-hop e as políticas de identidade.

Durante a entrevista, Paola Prandini fala sobre a sua dissertação de mestrado A cor na voz: linguagem e identidade negra em histórias de vida digitalizadas contadas por meio de práticas educomunicativas, defendida pela ECA-USP, com orientação da professora Cristina Mungioli. A dissertação foi transformada no livro A cor na voz: identidade étnico-racial, educomunicação e histórias de vida, lançado pela Editora Letramento, durante a Bienal do Livro 2018. Atualmente, ela é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ECA-USP.

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.