O Grupo de Pesquisa em Gênero e Relações Internacionais MaRIas, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, está organizando a quinta edição do seu seminário anual, o Seminário MaRIas. O evento que acontece desde 2020 tem o intuito de promover e fortalecer debates no âmbito do gênero no campo das relações internacionais, por meio de discussões entre estudantes e pesquisadores da área. O V Seminário MaRIas – O gênero nas Relações Internacionais: As resistências constroem alternativas acontecerá entre os dias 10 e 12 de setembro, em formato híbrido. As organizadoras do evento dividiram essa edição do seminário em três segmentos:
- Conferências de abertura e encerramento (presencial, com transmissão on-line)
- Apresentações de trabalhos (onl-ine, em plataforma digital)
- Minicursos e workshops (on-line, em plataforma digital)
As inscrições como ouvinte terão início no dia 19 de agosto e serão feitas pela plataforma Doity. Cada apresentação, curso e workshop tem uma inscrição específica. Todas as atividades terão inscrições abertas para a comunidade e serão concedidos certificados de participação para ouvintes do evento geral, e para os participantes de cada minicurso. O cronograma com a programação completa e detalhada do evento será divulgado no dia 12 de agosto no site e no Instagram do grupo MaRIas. Informações da transmissão e da plataforma digital serão divulgadas posteriormente.
As conferências de abertura e de encerramento do evento, nos dias 10 e 12 de setembro, respectivamente, terão lugar no prédio do IRI da USP, às 19 horas, e contarão com transmissão simultânea no canal do grupo no YouTube. Nos mesmos dias serão apresentados os trabalhos nos painéis de exibição, reservando a quarta-feira (11) para os workshops e minicursos, que acontecerão em formato virtual.
Anualmente, o grupo de pesquisa seleciona um recorte temático que guia todas as atividades da iniciativa, incluindo o seminário anual. O debate de gênero com foco na resistência das vozes silenciadas é o tema do ano, que será a tônica dos trabalhos apresentados e das discussões promovidas do evento que se aproxima.
Nas edições anteriores, o evento seguiu a linha do debate de gênero, mas com diferentes focos em cada ano; na edição passada o enfoque foi nas transformações do debate. Já na terceira edição, em 2022, os eixos temáticos foram as políticas públicas. O ano que se diferencia foi em 2022, com a segunda e maior edição do evento até então, cinco dias de duração, que abordou mais de dez áreas temáticas.
Para esta quinta edição do seminário, serão apresentados trabalhos em desenvolvimento ou completos, entre artigos, projetos, dissertações ou teses, além de projetos artísticos no campo das Artes Visuais, Audiovisual, Artes Cênicas, Artesanato, Literatura e Música.
Mais informações: https://www.instagram.com/mariasiriusp/