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Projeto da USP introduz estudantes de escolas públicas no universo das pesquisas
“Pesquisa Aê”, de estudantes de Marketing da USP Leste, leva conteúdo do curso superior a estudantes do ensino médio; objetivo é incentivar o interesse pela Universidade
"Proposta é que eles experimentem o ensino da Universidade, se sintam atraídos e com mais vontade de estar aqui" - Ilustração: pikisuperstar/Freepik
Aproximar estudantes de ensino médio de escolas públicas da USP e ensinar como são feitas as pesquisas de opinião produzidas pelo curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da USP, na zona leste da capital paulista. Estes são os objetivos do Pesquisa Aê, projeto de pesquisa desenvolvido e coordenado pelo professor José Mauro da Costa Hernandez, do curso de Marketing.
“Muitas vezes, os alunos de escolas públicas pensam que a USP é um sonho inatingível e que não vão conseguir entrar. A proposta é que eles experimentem o ensino da Universidade, se sintam atraídos e com mais vontade de estar aqui, além de conhecerem o que fazemos no curso de Marketing e o que eles podem vir a realizar estudando com a gente”, explica o coordenador da iniciativa.
O curso, que começou dia 6 de abril, acontece nas dependências do campus da EACH e oferece 60 vagas para alunos de escolas públicas, com seis encontros semanais, sempre aos sábados, das 9 às 16 horas. Essa primeira turma é formada por alunos da Etec de Itaquaquecetuba, cidade da região metropolitana de São Paulo.
Para Hernandez, a grande dificuldade encontrada foi apresentar o curso para as escolas públicas da região. “Conseguimos montar a primeira turma apenas agora em 2024, pois tivemos muitas dificuldades para conversar com as escolas públicas. No início, tentamos apenas as Etecs aqui da região da zona leste, mas não conseguimos expor nosso projeto”, revela.
Ele conta que, no futuro, pretendem levar o ensino de pesquisa de opinião para dentro das escolas. “A ideia da pesquisa de opinião é estimular o pensamento sobre os problemas locais e como as pessoas podem saber mais a respeito e agir para resolver, pressionando os políticos”, destaca. “[Desta forma], não será necessário que os estudantes venham até o nosso campus, pois os nossos alunos irão até as escolas. É muito importante agora que os diretores de escolas públicas abram espaço para que possamos apresentar nosso projeto”.
Pesquisa de Opinião nas Escolas
Na primeira aula, os participantes foram estimulados a pensar nas dificuldades que as pessoas encontram no dia a dia da cidade e a imaginarem se essa preocupação é comum a todos os entrevistados. “No início do curso, pedi para que eles se imaginassem como candidatos à prefeitura da cidade de São Paulo, e que elaborassem uma plataforma. A partir desta proposta, inicialmente pedimos que eles preparassem pesquisas para verificar se o que eles imaginaram também é uma preocupação da maioria das pessoas e que soluções podiam ser apresentadas”, conta Hernandez.
Para Carolina Raquel das Chagas Silva, aluna do 2º ano de Marketing e participante do projeto, o maior desafio foi, pela primeira vez, passar o conteúdo das aulas para um público relativamente grande. “Apesar dos alunos não conhecerem muito sobre pesquisa de opinião, foi uma grande troca de conhecimento falar de assuntos que eu gosto para jovens engajados e participativos”, ressalta a estudante.
Segundo Carolina, ao entrarem em questões de políticas públicas, o que mais a surpreendeu foi o conhecimento, por parte dos adolescentes, dos problemas enfrentados por eles na cidade onde moram. “Cerca de 80% dos alunos são moradores da cidade de Itaquaquecetuba e apesar de serem jovens eles mostram total conhecimento dos problemas enfrentados por eles no dia a dia da cidade.”
Já Beatriz Costa Matias de Oliveira, aluna do 4º ano do curso de Marketing e também integrante da equipe do projeto, diz que a troca de experiências e interação com os alunos são uma oportunidade única para o crescimento pessoal e profissional. Tanto aos alunos da EACH, que participam do programa, quanto para os adolescentes das escolas públicas que se sentem atraídos pelo ambiente do campus. “Além dos estudantes terem essa oportunidade de vivenciarem o campus, o curso auxilia os alunos a entenderem sobre pesquisa de opinião e como ela pode ajudar a melhorar a vida das pessoas que estão ao seu redor. Eles também começam a ter uma visão mais aplicada e também mais crítica do mundo”, afirma Beatriz.
Um sonho compartilhado por todos os envolvidos no Pesquisa Aê é conseguir apresentar o projeto nas escolas de uma forma mais simples, sem tantas dificuldades. A ideia é que os alunos se sintam atraídos pela matéria de pesquisa e motivados a frequentar a Universidade. “Nosso sonho é que possamos expandir nossas parcerias e que a comunicação com as escolas seja mais simplificada para alcançarmos, cada vez mais, um maior número de alunos de escolas públicas e mostrar para os estudantes que entrar na USP é um sonho possível”, diz Carolina Silva.
“Ajudar na formação de cidadãos conscientes e capacitá-los para o mercado de trabalho através da nossa expertise de pesquisa é uma grande satisfação. Esperamos que o projeto faça a diferença na vida desses jovens, e quem sabe possamos contar com algum desses jovens em nossa equipe”, afirma Wanessa Muñoz, CCO da Kantar Insights, parceira da EACH na realização do projeto Ensino de Pesquisa de Opinião nas Escolas Públicas de São Paulo.
*Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado
Texto atualizado às 14:12 do dia 14/05 adicionando a informação sobre a parceria com a divisão Insights da empresa Kantar
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