Projeto da USP busca capacitar garotas na área da programação

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos, oferece curso gratuito de programação para garotas e jovens não binários. Projeto já ensinou mais de mil pessoas

21/03/2024 - Publicado há 3 meses
Inscrições para curso gratuito de programação em Python vão até 24 de março – Foto: lookstudio/Freepik

Quem já concluiu ou está cursando o ensino médio e se identifica com o gênero feminino ou não binário pode participar de uma iniciativa totalmente on-line e gratuita da USP que ensina programação. É o curso Meninas Programadoras: Introdução à Programação com Python, para alunas do ensino médio ou concluintes, que está com inscrições abertas até 24 de março. As aulas acontecem sempre aos sábados, das 14 às 17 horas, começando em 30 de março e terminando em 27 de abril.

O curso foi idealizado pela professora Maria da Graça Campos Pimentel – Foto: ICMC

Para participar, basta ter um computador com acesso à internet. Todas que participarem de, pelo menos, 75% das atividades propostas receberão um certificado de conclusão da USP. A iniciativa é oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e já caminha para a sua 25ª turma.

O projeto foi criado pela professora Maria da Graça Campos Pimentel, que ministra as aulas e oferece suporte às participantes, juntamente com uma equipe de bolsistas, tutores e tutoras voluntárias, por meio de plantões de dúvidas. Segundo a professora, mais de mil alunas do Brasil e do exterior já concluíram o curso de introdução à programação.

“Confesso que antes de fazer o curso Meninas Programadoras nunca havia me passado pela cabeça fazer um curso na área de exatas. Soube do curso por uma professora da minha escola, decidi fazer e desde então posso dizer que desenvolvi um amor sem tamanho pela programação. Com o curso, entendi que programar não é esse bicho de sete cabeças como muitas vezes falam, e que é possível sim mudar o mundo, a começar pelo lugar em que vivemos. Agradeço imensamente à professora e às mentoras por todo zelo e paciência em nos ensinar da forma mais leve e divertida possível!”, afirmou a ex-aluna S. L., em depoimento para o site do curso.

+ Mais sobre gênero

Mulher, mãe e cientista: o que ainda falta para as pesquisadoras chegarem ao topo?

Para fazer a inscrição e obter mais informações sobre o curso, basta acessar o site https://meninasprogramadoras.icmc.usp.br. É importante se certificar de passar as informações corretas na inscrição. O curso acontece por meio do Google Classroom e do Google Meet e emprega plataformas específicas de programação.

*Estagiário sob supervisão de Silvana Salles
**Com texto de Denise Casatti