Palestra na USP aborda trajetórias femininas no mercado de trabalho

Encontro reunirá lideranças femininas que irão discutir estudos vencedores do Nobel de Economia 2023

 20/03/2024 - Publicado há 9 meses
Encontro acontecerá no auditório Safra, dentro da biblioteca da FEA – Foto: FEA-USP
Nesta sexta-feira, dia 22, a partir das 17 horas, no auditório Safra da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, acontecerá o evento Nobel de Economia 2023: Um reflexo da presença feminina em espaços de poder. O encontro é aberto ao público em geral e as inscrições podem ser feitas no link ao final da matéria.

+ Mais

Evento na Faculdade de Direito vai discutir a igualdade de gênero no Brasil

O encontro, que é promovido pela entidade estudantil Estudos de Política em Pauta (Epep-USP) e conta com o apoio do Centro Acadêmico Visconde de Cairu, da FEA, terá como palestrantes Lorena Hakak, presidente da Sociedade de Economia da Família e de Gênero (GeFam); Solange Gonçalves, coordenadora do EconomistAs (Brazilian Women in Economics – USP) e do GeFam; e Marina Ganzarolli, advogada especialista em Compliance Cultural, Direito da Mulher e da Diversidade. Elas irão discutir o Prêmio Nobel de Economia 2023, concedido a Claudia Goldin, professora da Universidade de Harvard (EUA), por suas pesquisas sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho.

Gabriela Duarte – Foto: Arquivo pessoal

Gabriela Duarte, estudante de Administração na FEA e tesoureira do Epep, comenta sobre a escolha do perfil das convidadas: “No começo, pensamos em ser algo bem acadêmico e trazer apenas economistas. Mas, na verdade, esse não é só um problema econômico, essa questão da desigualdade de gênero é um problema social.” Ela menciona Marina Ganzarolli como uma figura de destaque na luta feminista. “Não basta a gente discutir sem trazer alguém que está lutando ativamente pelos direitos das mulheres”, aponta a estudante. Marina foi cofundadora do primeiro coletivo feminista da Faculdade de Direito (FD) da USP e do MeToo Brasil, ONG que atua no combate à violência e ao assédio sexual.

Gabriela também explica a temática do evento: “Uma ex-membra do Epep mencionou que o Nobel de Economia 2023 foi sobre disparidade salarial e presença feminina no mercado de trabalho, mas que não teve tanta visibilidade quanto o esperado, principalmente na FEA, onde espera-se que tenha”. A proposta seria mostrar que o meio acadêmico tem se dedicado a compreender as estruturas sociais que perpetuam as desigualdades de gênero.

Claudia Goldin, Nobel de Economia em 2023 – Foto: Wikipédia

Claudia Goldin foi a terceira mulher a vencer o Nobel de Economia desde a criação do prêmio, há 55 anos. Sua pesquisa aborda as mudanças históricas na disparidade salarial entre homens e mulheres e alguns de seus fatores de influência, como evolução tecnológica, formação acadêmica e questões de família e maternidade.

Link para inscrição no evento: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdkyR6DdPjhEY15YIYSihZUD-SthFsn9amsljwsJXccoHfglQ/viewform

Mais informações: presidencia@epepusp.com.br ou https://www.instagram.com/epepusp?igsh=c2wydDQ4eTB4ZHVq


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.