Livro “Democracia Precária” analisa os efeitos da política atual para a nova classe média

Obra é resultado da pesquisa de diversos estudiosos sobre os impactos da política brasileira na ascensão e derrocada da nova classe média brasileira; evento no IEB marca o lançamento do livro e reúne autores

27/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 30/09/2022 as 17:02
Obra analisa mudanças políticas, econômicas e sociais desde 2013 até a eleição de 2018 – Imagem: reprodução / Editora Zouk

No dia 29 de setembro, às 15 horas, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP promoverá o evento de lançamento do livro Democracia Precária: etnografias de esperança, desespero e resistência no Brasil, uma coletânea feita por cinco antropólogos. O evento será transmitido on-line pelo canal do YouTube do IEB e conduzido por Larissa Lira, pós-doutoranda em Geografia Humana pelo IEB.

O livro foi lançado previamente em inglês e agora estará disponível também em português. Partindo da política atual sob uma perspectiva etnográfica, a obra analisa as mudanças políticas, econômicas e sociais desde 2013 até a eleição do atual presidente da República.

Todos os convidados que participarão do debate são antropólogos, com pesquisas de etnografia em campo, e colaboraram com a produção do livro. Entre eles: Sean T. Mitchell, professor de antropologia na Rutgers University-Newark; Karina Biondi, autora de Junto e Misturado: uma etnografia do PCC; Carlos Eduardo Henning, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás, e Isabela Kalil, coordenadora do Núcleo de Etnografia Urbana e Audiovisual da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Na apresentação da obra, cada participante falará do capítulo que desenvolveu.

Em entrevista ao Jornal da USP, o professor Sean Mitchell falou sobre a nova classe média, seu objeto de pesquisa e tema de um dos capítulos do livro. O fenômeno compreende pessoas que ascenderam da pobreza durante os anos de governo do Partido dos Trabalhadores. Mitchell diz que se trata de um livro acadêmico e não polêmico, usado para entender essas mudanças no Brasil, a partir da perspectiva etnográfica.

Em sua pesquisa, o professor americano ressalta que não esperava as transformações sociais que ocorreram diante das mudanças de gestão do Brasil. Desde trabalhos informais, educação e renda, até transporte, violência e serviços públicos. “Eu vi na pesquisa a destruição e volta para a pobreza das pessoas. É um livro sobre a ascensão e queda dessa nova classe média”, diz ele.

+ Mais

Um movimento pela Democracia

IEBinários

A ação faz parte do IEBinários, ciclo de palestras, conversas e discussões sobre assuntos relativos ao IEB. Faz referência à palavra webinar, que significa seminários on-line com interação pública em tempo real. Isso permite aos convidados fazerem perguntas e se manifestarem a respeito de cada assunto abordado nos IEBinários. Com isso, o IEB consegue expor suas pesquisas em andamento e, por ser um evento virtual, pode atingir um público ainda mais amplo do que aquele que frequenta usualmente o instituto.

O evento do IEB será gratuito, no dia 29 de setembro, das 15 às 17 horas, com transmissão ao vivo pelo  canal do YouTube. O público participante poderá fazer perguntas durante o debate. Não é necessário fazer inscrição.

Mais informações: Larissa Lira – larissa.lira@usp.br