Doações de alimentos e itens de higiene serão convertidas em kit para idosos em vulnerabilidade

Programa da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-USP) realiza parceria com instituição de apoio a idosos e mulheres vítimas de violência

30/09/2022 - Publicado há 2 anos
Campanha do PET, da FEA, vai até o final de outubro – Arte sobre fotos divulgação Prefeitura Estância Turística de Salto e Prefeitura de Caçador

O Programa de Educação Tutorial (PET), da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, realiza até o final do mês de outubro uma campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis e itens de higiene. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Centro de Apoio à Saúde do Idoso (Associação CASI).

A Associação CASI tem como missão assegurar saúde às pessoas em vulnerabilidade social, além de proporcionar conforto, alívio e promover inclusão às pessoas idosas e mulheres vítimas de violência doméstica. Os itens doados serão recolhidos e distribuídos em kits para asilos e centros de apoio. “Após o fim da campanha, no final de outubro, já combinamos com a CASI para visitarmos o projeto deles, ver como funciona, e entregar os itens arrecadados”, afirmam os organizadores da campanha.

A ação faz parte do projeto Pharus, que busca prestar auxílio e consultoria a Organizações Não Governamentais (ONGs) e outras entidades em necessidade. Os estudantes do PET ajudam instituições do terceiro setor em diversas especialidades, como marketing, administração de redes sociais e até mesmo na administração financeira.

A parceria com a Associação CASI foi possível por meio do site de voluntariado Atados, utilizado como uma ferramenta de busca de ONGs parceiras. Mesmo não sendo a instituição escolhida como parceira para o Pharus, os estudantes identificaram na Feira de Intercâmbio da FEA uma oportunidade de ajudar a organização com a campanha de doação. O Pharus não é a única iniciativa do programa, que busca expandir a atuação social da Universidade.

As pessoas dispostas a ajudar a campanha podem contribuir com a doação de qualquer um dos itens descritos na divulgação, deixando em caixas nos locais indicados abaixo:

Locais e itens de coleta da campanha – Reprodução: Instagram / @petfeausp

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

“Visitem a sala do PET, fica no corredor C da FEA, nós vendemos café e a sala fica aberta o dia inteiro. Para quem tiver interesse em entrar para o PET, o nosso próximo processo seletivo será no ano que vem”, contam os representantes do programa.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do programa. Atualmente o PET conta com 842 grupos distribuídos entre 121 instituições de ensino superior.

Com informações do Ministério da Educação

Saiba mais: