Concertos na USP celebram o passado e o futuro feminino

Grupos Tarde e Feminino do Coral da USP convidam público para assistir ao programa “Os Quatro Elementos e o Feminino”; Osusp inicia a temporada de 2024 celebrando o legado de Chiquinha Gonzaga

 05/03/2024 - Publicado há 4 meses
Grupos Feminino e Tarde, do Coral da USP, se apresentam em concerto que celebra o futuro pelas mãos das mulheres
Coralusp realiza concerto gratuito no dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – Foto: Reprodução/Coralusp

 

Coral da USP (Coralusp) promove na próxima sexta-feira, dia 8 de março, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, Butantã, uma apresentação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento acontece às 12 horas e celebrará o 8 de março homenageando docentes, alunas, servidoras e funcionárias terceirizadas.

Beth Amin – Foto: Tarita de Souza

A vice-diretora do Coralusp, Beth Amin, explica que o programa Os Quatro Elementos e o Feminino “foi idealizado e realizado por mãos femininas: regentes, orientadoras de técnica vocal, cantoras do Coralusp, instrumentistas e toda a produção”. O espetáculo relaciona os quatro elementos da natureza à feminilidade, com a intenção de “vibrar por um mundo melhor. Porque a gente realmente acredita que um futuro bom para esse mundo só pode acontecer nas mãos femininas”.

Marcia Hentschel, diretora e regente, reforça o convite para uma apresentação “tão bonita e tão colorida, com músicas só de cantoras, com mulheres na banda e tudo produzido por mulheres”.

O concerto Os Quatro Elementos e o Feminino é gratuito. Para assistir, não é necessário retirar ingressos.

O legado feminino

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) abre a temporada de 2024 no sábado, 9 de março, às 16 horas, também no Centro Cultural Camargo Guarnieri, com apresentação que celebra a compositora, regente e pianista Chiquinha Gonzaga. O concerto gratuito comemora o Dia Internacional da Mulher e traz Maria Teresa Madeira no solo de piano. Os dois lotes de ingressos disponibilizados já se esgotaram.

A pianista Maria Teresa Madeira
A solista convidada Maria Teresa Madeira é especialista na obra de Chiquinha Gonzaga – Foto: Isabella Moriconi/Divulgação

A apresentação, realizada no formato sem regente, traz ao piano a solista Maria Teresa Madeira, que possui três álbuns dedicados à obra de Chiquinha Gonzaga. A pianista, que também é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já coordenou diversas orquestras dentro e fora do País. Foi responsável por gravar todas as peças de piano para a série Chiquinha Gonzaga, da TV Globo. Neste vídeo, é possível acompanhar Maria Teresa executando Lua Branca, da compositora carioca.

Primeira maestra brasileira, Chiquinha Gonzaga exerceu forte influência na formação da música popular brasileira e enfrentou barreiras de gênero para se consolidar como compositora, regente e pianista no final do século 19. Foi pioneira na criação das famosas “marchinhas” de Carnaval, com sua clássica Ó abre alas.

“Chiquinha Gonzaga é um divisor de águas na música brasileira e também na minha história. Através de sua obra pude compreender a força da música brasileira de diversas formas”, explica a solista. Segundo ela, “Chiquinha era uma melodista fantástica e sabia explorar os gêneros musicais sem preconceito, compondo com liberdade e criatividade”.

A pianista será acompanhada por uma pequena orquestra, composta com musicistas da Osusp. O repertório é composto de arranjos instrumentais da própria Chiquinha Gonzaga. As obras escolhidas transitam da valsa, como em Cananeia, passando por músicas como Lua branca. O público poderá acompanhar alguns de seus tangos brasileiros, gavotas, habaneras e obras originalmente escritas para peças de teatro, como o Prelúdio de A Corte na Roça.


Concerto Dia Internacional da Mulher 2024 – Coralusp Tarde e Feminino

Quando: Dia 8 de março (sexta-feira), às 12h
Quanto: Grátis
Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109, Butantã

Siga o Coralusp no Instagram e Facebook

 

Com texto de Elcio Silva, da Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Editado por Tabita Said.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.