Coletivo promove encontro de pós-docs negros e negras da USP

Evento discutirá o futuro das políticas de ação afirmativa voltadas às atividades de pesquisa

13/05/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 15/05/2024 as 15:58

Texto: Redação

Arte: Beatriz Haddad*

Duas pessoas participam de uma atividade sobre a juventude negras. Uma delas tem cabelos curtos e crespos, e está falando enquanto aponta o dedo indicador.

Doutores e pós-doutorandos negros de qualquer área do conhecimento estão convidados a submeter seus trabalhos - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com o objetivo de debater o futuro das políticas afirmativas no âmbito da pesquisa, no dia 27 de maio o coletivo formado pelos bolsistas do Programa de Pós-Doutorado para Pesquisadoras e Pesquisadores Negros promove o Encontro Sueli Carneiro e Kabengele Munanga de Pós-doutorandos Negros e Negras da USP. O evento será realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em São Paulo.

Encontro Sueli Carneiro e Kabengele Munanga de Pós-doutorandos Negros e Negras da USP contará com exposição de pôsteres, apresentação de trabalhos e uma mesa redonda com a participação de autoridades da USP, do Ministério da Igualdade Racial e da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, bem como representantes dos coletivos negros da USP e da Associação de Pós-Graduandes. o.

Já estão confirmadas as presenças da escritora e ativista antirracista Sueli Carneiro, fundadora do Geledés Instituto da Mulher Negra; da professora Márcia Lima, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e secretária de Políticas e Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, do Ministério da Igualdade Racial; e de Merllin de Souza, doutoranda em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina (FM) da USP e co-fundadora do Núcleo Ayé.

Sueli Carneiro é considerada uma das principais autoras do feminismo negro no Brasil. Filósofa, doutora em Educação pela USP, ela é fundado do Geledés Instituto da Mulher Negra. Foto: Instagram

Sueli Carneiro, uma das principais autoras do feminismo negro no Brasil, estará presente no encontro que leva seu nome - Foto: Instagram

Retrato do sociólogo Kabengele Munanga, professor emérito da FFLCH – Foto: U. Dettmar/SCO/STF

Outro homenageado é o professor Kabengele Munanga, que teve importante contribuição na construção do sistema de cotas – Foto: U. Dettmar/SCO/STF

Também estarão presentes as professoras Ana Lucia Duarte Lanna, pró-reitora de Inclusão e Pertencimento da USP; Roseli de Deus Lopes, diretora do IEA; Paulo Alberto Nussenzveig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação; e Rogério Monteiro, titular da Diretoria de Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades da Pró-Reitoria de Inclusão de Pertencimento (PRIP) da USP.

O evento é gratuito e aberto à toda comunidade universitária. Até 19 de maio, podem submeter trabalhos quaisquer pessoas negras que estejam atualmente desenvolvendo pesquisa de pós-doutorado na USP, independentemente da situação de vínculo ou bolsa, ou que tenham concluído o doutorado ou pós-doutorado na Universidade nos últimos cinco anos. A proposta da organização é que o encontro sirva não apenas para divulgar os trabalhos, mas também como uma oportunidade para construir uma rede de pesquisadores, e abrir futuras oportunidades para profissionais negros e negras formados pela USP.

O Programa de Pós-Doutorado para Pesquisadoras e Pesquisadores Negros foi lançado pela PRIP em 2022. O programa foi ampliado em 2023 para contemplar 50 bolsistas de quaisquer áreas do conhecimento – biotecnologia, física, medicina, ciência política, direito e educação são apenas algumas das áreas em que os atuais bolsistas desenvolvem suas pesquisas. Eles vêm de diferentes estados, universidades e trajetórias de vida.

Jornal da USP está contando as histórias desses pesquisadores em uma série de reportagens. Acompanhe:

Com a realização do encontro, o coletivo de bolsistas pretende chamar a atenção à importância da continuidade e expansão das políticas de ação afirmativa implementadas na USP nos últimos anos.

Serviço:

Quando: 24 de maio de 2024,

Onde: Instituto de Estudos Avançados (R. da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, Butantã – São Paulo – SP)

Submissão de trabalhos: até 19 de maio. Informe o tipo de inscrição (participante ou participante com apresentação de trabalho) no formulário.

Inscrições pelo site do encontro: https://posdocnegresusp.wixsite.com/encontro

Evento gratuito.

*Estagiária sob supervisão de Simone Gomes