USP recebe seminário sobre formatos da ficção na televisão

29/08/2016 - Publicado há 8 anos
O evento do Observatório Americano de Ficção Televisiva (Obitel), na Biblioteca Brasiliana nos dia 8 e 9 de outubro de 2015 - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
O evento do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel), em 2015, na USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin sediará, no dia 1º de setembro, quinta-feira, o 11º Seminário Internacional do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel). O evento é promovido pelo Centro de Estudos de Telenovela da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em parceria com o Obitel. O objetivo do encontro é compreender a capacidade produtiva da televisão, em cada um dos 12 países que compõem o Observatório, em relação ao gênero ficcional.

20160829_01_obitel
Cartaz do 11º Seminário do Obitel, que ocorrerá no dia 1º de setembro, na USP – Foto: Divulgação

Fazem parte do Obitel dez países da América Latina, além de Portugal e Espanha. Os seminários do grupo acontecem anualmente desde 2005, intercalando edições no Brasil e nas outras nações participantes. O Observatório faz constantemente o monitoramento dos programas de ficção nos canais abertos da televisão, seguindo um protocolo metodológico comum para todos os países. Ao final de cada ciclo, é produzido um anuário com as análises de cada nação, que é lançado durante os seminários. Neste ano, será apresentado o 10º Anuário Obitel, sob o tema “(Re)Invenção de Gêneros e Formatos de Ficção Televisiva”. Produzido em três línguas – português, espanhol e inglês -, o livro é distribuído gratuitamente, tanto na versão impressa quanto na digital, disponível no site do grupo.

Maria Immacolata V de Lopes - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A professora Maria Immacolata Lopes, da ECA – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A professora Maria Immacolata Vassalo de Lopes, da ECA, coordenadora geral do Obitel e organizadora do seminário, ressalta a importância do tema escolhido para este ano: “É uma temática muito interessante para aqueles que estudam a ficção. Nós observamos hoje a criação de subgêneros dentro das telenovelas, em que existem núcleos de humor, drama, suspense, thriller, aventura, entre outros, todos reunidos numa mesma produção”. Além dela, pesquisadores de outras sete instituições latino-americanas estarão presentes no seminário, todos coautores do Anuário.

Ao lado dos pesquisadores, autores e diretores da Rede Globo participarão do encontro. “É fundamental que haja um intercâmbio entre os acadêmicos e os profissionais do ramo”, aponta Maria Immacolata. Nesse intuito, os autores Rosane Svartman e Emanuel Jacobina farão uma exposição sobre a novela Malhação, com enfoque na mobilização social através da ficção, que geralmente é chamada de “merchandising social”, presente no programa. Segundo a professora, esse tipo de ação “não resolve o problema, mas cumpre a fundamental missão de colocar temas delicados em pauta”. O autor Walcyr Carrasco também participará do evento para falar sobre a novela Verdades Secretas.

Rodrigo Fonseca, Rosane Svartman e Emanu ... bina - Foto: Divulgação/ Globo-Universidade
Os autores Rodrigo Fonseca, Rosane Svartman e Emanuel Jacobina – Foto: Divulgação/ Globo-Universidade

Desde o início do projeto, em 2005, o Obitel firmou uma parceria com a Globo, que tem atuado de maneira fundamental para garantir o intercâmbio de informações entre a academia e o mercado. Também com a Editora Sulina, que coordena o processo de editoração do Anuário de 2016. Outra parceria importante é com o Kantar Ibope, empresa que analisa e metrifica a audiência dos programas televisivos.

A diretora executiva do Ibope, Dora Câmara, participará do seminário, tratando dos novos índices de audiência e seu relacionamento com as redes sociais, que fazem parte da chamada “segunda tela” do espectador. “Dora contará como o instituto está se preparando e se munindo de tecnologias para acompanhar essas mudanças nos hábitos de consumo”, conclui Maria Immacolata.

Walcyr Carrasco - Foto: Divulgação/Globo-Universidade
O autor de novelas Walcyr Carrasco – Foto: Divulgação/Globo-Universidade
José Alvarenga Jr. - Foto: Divulgação/Globo-Universidade
O diretor de TV e cinema José Alvarenga Jr. – Foto: Divulgação/Globo-Universidade

O 11º Seminário Internacional do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel) acontece no dia 1º de setembro, das 9h às 19h, no Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, sem número, Cidade Universitária, São Paulo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste site. Mais informações estão disponíveis na página eletrônica do Obitel (http://obitel.net).