USP Filarmônica exibe obra de Francisco Mignone

Orquestra divulga vídeo em que interpreta “Valsa de Esquina nº 6”, do compositor paulistano

Publicado: 27/06/2024
O compositor paulistano Francisco Mignone (1997-1986) – Foto: Acervo Cedoc/TMRJ

A Valsa de Esquina nº 6, do compositor Francisco Mignone (1897-1986), é interpretada pela USP Filarmônica – orquestra ligada ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP -, em vídeo divulgado neste mês na plataforma Youtube. A regência é do maestro Rubens Russomano Ricciardi, professor daquele departamento e diretor artístico da USP Filarmônica, responsável também pela orquestração da obra de Mignone. O vídeo foi gravado durante concerto realizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Avaré (SP), no dia 1º de junho de 2024.

Nascido na capital paulista, Francisco Mignone se formou em Piano, Flauta e Composição no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Em 1920 foi estudar em Milão, na Itália, onde compôs a ópera O Contratador de Diamantes, em três atos. De volta ao Brasil, compôs músicas em parceria com o escritor modernista Mário de Andrade, como o bailado Maracatu do Chico Rei, de 1933. Transferindo-se para o Rio de Janeiro em 1934, foi professor do Instituto Nacional de Música, hoje ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele morreu em 1986, no Rio de Janeiro, aos 88 anos.

Assista no link abaixo à apresentação de Valsa de Esquina nº 6, de Francisco Mignone, na interpretação da USP Filarmônica, sob regência de Rubens Russomano Ricciardi.