Teatro do campus de Bauru apresenta três peças neste fim de semana

Obras serão encenadas nos dias 21, 22 e 23 no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP

19/10/2022 - Publicado há 2 anos
Cartaz do evento que acontece neste fim de semana no campus da USP em Bauru – Foto: Divulgação/Tusp

Três peças serão apresentadas no 19º Circuito Tusp, promovido pelo Teatro da USP (Tusp), que será realizado nesta sexta-feira, sábado e domingo, dias 21, 22 e 23, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru).

Cena da peça O Amigo Fiel – Foto: Arô Ribeiro

As peças são: O Amigo Fiel, de Oscar Wilde, com o Grupo Sobrevento de Teatro, A Fabulosa Tenda dos Charlatães, com o Grupo Desembargadores do Furgão, e Brian ou Brenda?, com a Rieser Produções Artísticas. As apresentações têm entrada grátis e são abertas à comunidade em geral.

A primeira peça a ser apresentada, na sexta-feira, dia 21, às 16 horas, será O Amigo Fiel, com direção e dramaturgia de Sandra Vargas e assistência de direção de Lourenço Cherubini. De acordo com o texto, João é um jardineiro humilde e generoso, que acredita que a felicidade se encontra nas coisas simples da vida: cuidar das plantas, olhar para o céu e para as nuvens. O melhor amigo de João é o dono do moinho, que vive confortavelmente em uma bela casa com sua esposa e filho. O dono do moinho pede muitos favores a João, a quem considera seu amigo mais fiel.

“Com humor e delicadeza, os atores assumem sua presença em cena: ora se apresentam como narradores, ora representam os personagens da história, ora manifestam seu ponto de vista para criticar determinados comportamentos, tanto do dono do moinho como de João, explorando o lirismo da obra e o distanciamento épico em um jogo teatral entre a ficção e a realidade”, conforme sinopse divulgada pela organização do Circuito Tusp. O elenco é formado pelos atores Agnaldo Souza, Daniel Viana, Giuliana Pellegrini e Liana Yuri.

No sábado, dia 22, às 19 horas, será a vez da peça A Fabulosa Tenda dos Charlatães. Trata-se de um espetáculo cômico de máscaras teatrais balinesas. “A peça mescla as linguagens das máscaras balinesas e teatro popular de rua, convidando o público a embarcar em um universo fantástico e ao mesmo tempo familiar. Uma trupe de charlatães ganha a vida encantando seu público com números tradicionais de circo executados por personagens bastante excêntricos”, segundo a sinopse do Circuito Tusp. A orientação artística é de Gabriel Bodstein e o elenco inclui Amanda Schmitz, Ana Pessoa e Marcelo Moraes. A contrarregra e a operação de boneco são de Mariana Rhormens.

Cena da peça A Fabulosa Tenda dos Charlatães – Foto: Ricardo Avellar

Brian ou Brenda? será exibida no domingo, dia 23, às 19 horas. Ela está baseada em fatos ocorridos nos anos 60, no Canadá. Depois de uma operação malsucedida logo após o nascimento, em que seu pênis foi cauterizado, o menino Brian foi submetido a uma redesignação sexual e passou a ser educado como menina, com o nome Brenda. A imposição de crescer em um corpo que não é seu, no entanto, afetou a sua própria vida e a de todos ao seu redor.

O texto começou a ser escrito em 2015, quando Franz Keppler foi contemplado em um edital de dramaturgia do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Em 2018, o trabalho foi contemplado com o Prêmio Cleyde Yáconis, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O elenco traz Daniel Faleiros, Daniel Tavares, Einat Falbel, Fábia Mirassos, Jui Huang, Juliana Caldas, Kay Sara e Paulo Campos.

Cena da peça Brian ou Brenda? – Foto: Heloisa Bortz

Desde 2008, o Circuito Tusp oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público do interior do Estado de São Paulo, com a apresentação de espetáculos e workshops sempre gratuitos. Os espetáculos são selecionados por edital público e abertos a todo o Brasil, com o objetivo de democratizar as artes cênicas.

O 19º Circuito Tusp, promovido pelo Teatro da USP (Tusp), será realizado nesta sexta-feira, sábado e domingo, dias 21, 22 e 23, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Mais informações podem ser obtidas com o produtor cultural do Tusp, Xyko Peres, pelos telefones (14) 3226-6256 e (14) 98174-6273.