Teatro da USP promove ação nas redes sociais para formação de público

Polo de São Carlos do Tusp lança canal de vídeos com informações sobre teatro e eventos culturais da cidade

Publicado: 26/06/2024
Com histórias e curiosidades sobre teatro, vídeos da Tusp TV procuram despertar o interesse pelas artes cênicas – Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de TUSP TV/Youtube

Diretamente de São Carlos, no interior paulista, um novo canal surge nas redes sociais dedicado ao teatro e também atento ao calendário cultural da cidade. Trata-se da Tusp TV, iniciativa do polo local do Teatro da USP (Tusp). Com veiculação no Youtube e no Instagram, a produção já conta com 15 vídeos publicados e duas séries, uma delas em sua segunda temporada.

A pesquisadora Claudia Alves Fabiano – Foto: Reprodução/Currículo Lattes

O projeto foi idealizado e é coordenado por Claudia Alves Fabiano, atriz, professora, pesquisadora e orientadora de Arte Dramática do Tusp. Começou a ser pensado ainda em 2021, dentro do contexto da pandemia, que levou as ações do Tusp para as redes sociais. Atualmente, ao lado de Claudia estão os estagiários Caroline Favotto e Luís Gongra, estudantes do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

De acordo com Claudia, que também é mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a produção da Tusp TV é um desdobramento de suas próprias pesquisas sobre pedagogia do teatro e formação de espectadores. Sua ideia com o canal foi criar conteúdos capazes de despertar o interesse das pessoas pelas artes cênicas. “A intenção é tornar o teatro presente na vidas pessoas, que ele não seja uma linguagem elitista”, conta Claudia.

Essa foi a fagulha para a primeira série produzida pela equipe, Teatro Comprimido, que trouxe histórias e curiosidades envolvendo cultura pop, textos dramatúrgicos, espetáculos famosos e companhias teatrais. Apresentados por Gongra e desenvolvidos para o Youtube, os cinco episódios da série tratam da influência do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906) sobre o fenômeno cinematográfico Tubarão, o show Opinião, que revelou Maria Bethânia para o Brasil, e as relações entre Hamlet e o desenho da Disney O Rei Leão. Abordaram também as origens teatrais da canção Mulheres de Atenas, de Chico Buarque, e a história do grupo carioca Asdrúbal Trouxe o Trombone, por onde passaram nomes que se tornariam conhecidos nacionalmente, como Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães e Evandro Mesquita.

Em sua segunda temporada, o Teatro Comprimido se dedica agora a contar a história do Teatro Experimental do Negro (TEN), fundado por Abdias do Nascimento e que completa 80 anos em 2024. Com previsão de oito episódios, quatro já foram ao ar, tratando das origens do grupo, da história de seu idealizador e de suas atrizes, Ruth de Souza e Léa Garcia. Na apresentação da série está a própria Claudia, acompanhada de Sara Bononi, conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo e ex-integrante do Núcleo Tusp.

Outra frente de atuação da Tusp TV é o Curta Cultura, uma agenda semanal com as atividades artísticas e culturais que acontecem em São Carlos, dentro e fora da USP. O foco aqui são os eventos experimentais, de pesquisa ou com pouco espaço nas mídias mais tradicionais do município. A apresentação está a cargo mais uma vez de Gongra e os vídeos, com um minuto e meio de duração, são produzidos tendo em vista a exibição no Instagram.

Além dos canais próprios do Tusp de São Carlos, os vídeos da Tusp TV também contam com divulgação nas redes da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, do Centro Cultural da USP em São Carlos e do perfil geral do Tusp. Segundo Claudia, o projeto vem conseguindo bons números de visualizações e artistas locais já começaram a procurar a equipe para ter seus trabalhos divulgados no Curta Cultura.

Para a pesquisadora, a motivação para a aventura nas redes sociais é a busca por aproximar as pessoas do teatro e formar novos públicos. A Tusp TV é uma estratégia que une produção de conteúdos informativos e o esforço para levar mais espectadores às salas de teatro. Um trabalho que faz parte dos 15 anos de trajetória do Polo São Carlos do Tusp, conforme relata. “Quando usamos as redes sociais é para lidar com a realidade de que há um público ligado ali, pessoas que não conseguiríamos atingir de outra forma.”

Os vídeos do Teatro Comprimido são publicados às segundas-feiras, sempre às 15 horas. Já o Curta Cultura vai ao ar às quartas-feiras, às 17 horas.