Saúde, alimentação e cidades são tema da revista “Estudos Avançados”

Nova edição da publicação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP já está disponível gratuitamente na internet

27/10/2023 - Publicado há 8 meses
Capa da nova edição da revista Estudos Avançados, que acaba de ser publicada – Foto: Divulgação/IEA

A nova edição da revista Estudos Avançados – de número 109 – publica três dossiês que se unem na discussão sobre a qualidade de vida e as desigualdades sociais. A publicação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP está dividida em ensaios que abordam os temas “promoção da saúde”, “segurança alimentar” e “cidades e tecnologias”. Com uma foto da médica Zilda Arns (1934-2010) na capa, a revista faz homenagem à fundadora da Pastoral da Criança, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo seu trabalho em favor da promoção da saúde no País.
O primeiro grupo de artigos se inicia com Saúde Cardiovascular e Habitação: Um Diálogo Importante Travado nos Assentamentos Precários de São Paulo, de Ligia Vizeu Barrozo, Carlos Leite, Edson Amaro Jr e Paulo Saldiva. Os autores investigam a distribuição espacial da mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
O artigo compara as causas de óbitos e internações em assentamentos regulares e precários na cidade de São Paulo. O estudo é feito a partir do fato de que o risco de DCNT aumenta conforme o contexto socioeconômico do local de moradia piora. Uma das constatações feitas é que pessoas morrem mais cedo por doenças cardiovasculares em assentamentos precários.

Discussões sobre moradia também estão presentes em Por Que o Investimento e Foco em Questões Habitacionais é Também Uma Medida de Saúde, de Eduardo Castelã Nascimento, Wesllay Carlos Ribeiro e Suzana Pasternak. No artigo, há um levantamento de produções científicas sobre as relações entre habitação e saúde, especialmente a respeito da incidência de doenças respiratórias em locais com mofo. Os autores ainda investigam se alguma parte do orçamento público de saúde no Brasil é destinada a gastos com habitação.

Em Educação, Saúde e Progresso: Discursos Sobre os Efeitos do Ambiente no Desenvolvimento da Criança (1930-1980), Ana Laura Lima Godinho recupera a literatura do século 20 sobre a influência do ambiente escolar no desenvolvimento de alunos. A autora menciona o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador (BA), criado em 1950 pelo educador Anísio Teixeira, como um exemplo de educação democrática.

A interação entre a saúde e tráfico em um município de São Paulo é tema de Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes, Sabrina Helena Ferigato, Massimiliano Minelli e Thelma Simões Matsukura no artigo Atenção Básica em Saúde em Um Cenário de Vulnerabilidade: Produção de Saúde e Governança Informal do Tráfico. Para o estudo, o cotidiano de uma unidade de saúde em um território de vulnerabilidade social foi acompanhado.

Quatro visões de mundo diferente são articuladas em Entre Utopias Desejáveis e Realidades Possíveis: Noções de Bem Viver na Atualidade, de Gabriel Castro Siqueira, Bruno Simões Gonçalves e Alessandro de Oliveira dos Santos. As visões de mundo indígenas são colocadas ao lado do pensamento utópico latino-americanista, do pensamento estatal e da noção socioambiental para refletir sobre a qualidade de vida.

As autoras Jussara Maria Leal de Meirelles e Ana Paula Vasconcelos discutem se representantes legais de pessoas com deficiência podem tomar decisões sobre aspectos existenciais em Os Limites da Curatela e o Consentimento livre e Esclarecido da Pessoa com Deficiência. A discussão está focada em indivíduos que não possuem condições de expressar suas vontades.

O segundo dossiê é aberto com Segurança Alimentar: Reflexões Sobre Um Problema Complexo, assinado por 18 autores de centros de pesquisa ligados à USP: o Grupo de Pesquisa em Nutrição e Pobreza, o grupo Saúde Planetária Brasil e o Centro de Inteligência Artificial.

Já em Alimentação Saudável, Agricultura Urbana e Familiar, nove autores sintetizam falas sobre a produção urbana de alimentos realizadas no 11º Seminário Serviço, Pesquisa e Política Pública, promovido pelo IEA em 2019. Dentre os temas tratados, há reflexões sobre a contribuição da agricultura urbana para qualidade de alimentação, políticas públicas de alimentação escolar e iniciativas locais que viabilizam economicamente a atividade.

Adaptação às Mudanças Climáticas e Prevenção a Desastres na Cidade de São Paulo, de Ana Maria de Oliveira Nusdeo, Andresa Tatiana da Silva e Fernanda dos Santos Rotta, abre o terceiro e último dossiê da edição. Os autores analisam os efeitos da Lei Municipal 14.933/2009, que criou estratégias para gestão de catástrofes e adaptação às mudanças do clima até 2019.

“Brownfields são áreas urbanas subutilizadas e degradadas cuja revitalização permite agregar benefícios à população”, definem Evandro Nogueira Kaam e Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo em Soluções Baseadas na Natureza em Projetos de Revitalização de Brownfields Urbanos: Novos Paradigmas Para Problemas Urbanos. O artigo mostra como o uso dessas soluções suaviza os efeitos das mudanças climáticas e pode ser incorporado em políticas públicas.

O autor Joel Outtes busca na filosofia francesa uma forma de interpretar as cidades no brasil em Sobre Foucault e o Urbanismo Brasileiro: uma Genealogia do Planejamento (c. 1850s-1945). Os conceitos de disciplina e biopoder, concebidos por aquele filósofo francês, são evocados para pensar a história da urbe no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O número 105 da revista Estudos Avançados está disponível na íntegra, gratuitamente, na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO).