Resistência negra é tema de minicurso on-line gratuito

Evento da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP será nesta quinta-feira, dia 8, às 19 horas

 05/09/2022 - Publicado há 2 anos
Luta do movimento negro nos últimos 200 anos é “sujeito educador” para as novas gerações – Fotomontagem com imagens de Freepik e Free SVG

 

Marcos Históricos da Resistência Negra nos 200 Anos da Independência do Brasil é o tema do minicurso que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove nesta quinta-feira, dia 8, às 19 horas. O evento é gratuito e será transmitido pelo canal da cátedra na plataforma Youtube.

Para abordar o tema estarão presentes o rapper Kleber Geraldo Lelis Simões, conhecido como KL Jay, a professora Ligia Fonseca Ferreira, do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – especialista na obra do escritor, poeta, jornalista e abolicionista Luiz Gama (1830-1882) -, e a professora e ativista Matilde Ribeiro, ex-ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

A Balaiada, revolta de negros do Maranhão no século 19, é um dos marcos da resistência negra da história do Brasil – Foto: Reprodução/Pintura de Johann Moritz Rugendas

“Compreendendo a importância do papel educativo do movimento negro ao longo da história do Brasil, a reflexão sobre o significado da comemoração do bicentenário da Independência do País pode levar em conta o aprendizado proporcionado pelo conhecimento da história de alguns dos marcos da resistência negra nos últimos 200 anos”, destaca a ementa do curso, que cita alguns desses marcos: os vários quilombos formados ao longo dos séculos passados, as insurreições negras – como a Balaiada, no Maranhão, liderada pelo quilombola Cosme Bento, entre 1838 e 1841, e a rebelião escrava dos malês, na Bahia, em 1835 – e o papel representado por Luiz Gama na luta por liberdade, no século 19. De acordo com a ementa, esses marcos se referem também às lutas travadas no século 20 até os tempos atuais, com a participação de várias vertentes do movimento negro contemporâneo, que devem ser entendidas como “sujeitos educadores”. “Entre esses sujeitos estão os que se manifestaram através do rap e outras linguagens utilizadas pela juventude preta e pobre das periferias.”

O minicurso Marcos Históricos da Resistência Negra nos 200 Anos da Independência do Brasil, da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta quinta-feira, dia 8, das 19 às 21h30, no canal da cátedra na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em receber certificado de participação devem obter informações neste link. Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.