Pianista italiano exibe na USP a “Sonata ao Luar”, de Beethoven

Grátis, evento acontece nesta terça-feira, dia 23, às 12h30, na Biblioteca Brasiliana, na Cidade Universitária, em São Paulo

22/08/2022 - Publicado há 2 anos
O pianista italiano Luca Chiantore – Foto: Reprodução/PRCEU-USP

O músico e musicólogo italiano Luca Chiantore se apresenta nesta terça-feira, dia 23, às 12h30, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. No repertório estão estudos da pianista francesa Hélène de Nerve de Montgeroult (1764-1836) e a Sonata ao Luar (Opus 27, número 2), do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827). Gratuito, o concerto faz parte da Série Internacional de Música da USP, iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e da Escola de Comunicações e Artes (ECA), também da USP.

Luca Chiantore é professor do Departamento de Musicologia da Escola Superior de Música da Catalunha, da Escola Superior de Música Reina Sofia – ambas na Espanha – e do Programa Doutoral da Universidade de Aveiro, em Portugal. Desde 2003 suas atividades são coordenadas pela Musikeon, empresa de serviços musicológicos e formação musical especializada.

Apresentação de Luca Chiantore na USP inclui sonata de Beethoven e estudos da pianista francesa Hélène de Nerve de Montgeroult  – Foto: Reprodução/PRCEU-USP

Doutor em Musicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona, Chiantore realizou cursos, conferências e masterclasses em mais de 150 universidades e instituições ao redor do mundo e, como pianista, ofereceu recitais em salas de referência como o Carnegie Hall, em Nova York, o Teatro Colón, em Buenos Aires, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Palácio de Belas Artes da Cidade do México e o Grand Ballroom de Padma Legian, em Denpasar, Bali. Chiantore tem centrado seu trabalho de investigação no repertório pianístico do século 19 e nas transformações dos paradigmas interpretativos na música erudita europeia do século 18 até a atualidade. É autor de obras como História da Técnica Pianística, Beethoven ao Piano e Escrever sobre Música (em parceria com Áurea Domínguez e Sílvia Martínez).​

Com o pianista e compositor David Ortolà, Chiantore fundou o Tropos Ensemble, um grupo de criação experimental com o qual realiza regularmente concertos internacionais. Em novembro de 2018, apresentou o projeto de investigação artística inVersions, que o ocupa desde então num extenso programa de concertos para piano solo e com orquestra, conferências-concertos e gravações não convencionais do repertório clássico em vários países.

A Série Internacional de Música da USP (SIM-USP) foi idealizada em 2019. Os concertos contam com apoio de embaixadas, consulados e institutos culturais, tendo como curadores o pianista Eduardo Monteiro e a clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música da ECA.

A série se distingue por combinar pesquisa acadêmica e fazer artístico: os concertos são acompanhados por minipalestras introdutórias e por masterclasses para estudantes das universidades e escolas de música da cidade. A programação inclui artistas internacionais de renome consolidado no cenário mundial, tocando em parceria com expressivos músicos brasileiros.

O concerto do pianista Luca Chiantore, da Série Internacional de Música da USP (SIM-USP), acontece nesta terça-feira, dia 23, às 12h30, na
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). Grátis. Mais informações estão disponíveis no site da Série Internacional de Música da USP (SIM-USP).