Obras de Bach para cravo serão apresentadas em recital na USP

Cravista Sérgio de Carvalho exibirá partitas e tocatas no dia 21, ao meio-dia, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)

 17/05/2024 - Publicado há 1 mês
O compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Pintura: Elias Gottlob Haussmann (1695–1774)

O volume 1 do Clavier-Übung (Exercício de Teclado), do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), será o destaque do Recital de Cravo III, a ser apresentado pelo cravista Sérgio de Carvalho, do Coral da USP (Coralusp), no dia 21, terça-feira, ao meio-dia, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. Publicado em 1731, o volume contém seis partitas, nome que se refere a peças para teclado compostas na forma de suíte, um gênero musical muito cultivado por compositores e instrumentistas do período Barroco, na Europa. O evento é promovido pelo Coralusp. A entrada é grátis.

Sérgio de Carvalho – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“As partitas de Bach levam o gênero suíte à sua mais alta expressão técnica e artística”, afirma Carvalho. Como típicas suítes, as partitas são formadas por uma abertura, ou prelúdio, seguida de danças instrumentais barrocas – formas musicais que, em sua origem, no século 16 ou até antes, eram efetivamente dançadas nas cortes e nas festas populares, e depois foram transformadas em peças para serem apenas ouvidas. As danças sempre presentes nas suítes são a alemanda, a corrente, a sarabanda e a giga. Entre a sarabanda e a giga, costumava-se incluir as chamadas “galanterias”, danças “avulsas” como o minueto, a gavota, a bourrée e a passepied, entre outras.

No recital, Carvalho vai apresentar ainda sete tocatas de Bach, obras de juventude do compositor, para fazer um contraste com as partitas, que são composições da sua fase madura. Também um gênero típico do período Barroco, as tocatas são peças para teclado que se caracterizam pelo virtuosismo exigido do intérprete e pelo forte caráter de improvisação. “Bach debruça-se sobre uma forma da música tecladística do século 17, a tocata, presente em autores como Girolamo Frescobaldi, Dietrich Buxtehude e muitos outros, que alterna passagens virtuosísticas de estilo improvisado com movimentos de intrincada elaboração contrapontística, como a fuga”, explica o cravista. “Daí muitas composições para órgão serem denominadas Tocata e Fuga, como a mais famosa delas, a Tocata e Fuga em Ré Menor.”

O Recital de Cravo III, do cravista Sérgio de Carvalho, será realizado no dia 21, terça-feira, ao meio-dia, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Não é preciso fazer inscrição.

Capa do Clavier-Übung (Exercício de Teclado), de Bach, obra publicada em 1731, que contém seis partitas – Foto: Reprodução

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.