Novo CD de Fabio Zanon traz clássicos da música espanhola

Obras para violão escritas por Federico Torroba e Joaquín Turina estão no mais recente trabalho do violonista paulista

Publicado: 25/07/2024

Alborada é o título do mais recente CD do violonista paulista Fabio Zanon, que é formado em Música pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. No disco, Zanon interpreta obras clássicas para violão de três compositores espanhóis do século 20: Federico Moreno Torroba (1891-1982), Joaquín Turina (1882-1949) e Vicente Arregui Garay (1871-1925).

O violonista paulista Fabio Zanon – Foto: Eduardo Sardinha/via Wikimedia Commons

“O violão, por muito tempo, não era visto como um instrumento de concerto, o que só foi acontecer no século 20 principalmente pelas mãos de Andrés Segóvia, que foi o maior violonista do século”, disse Zanon em conversa com o radialista Cido Tavares, no programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP. É o repertório escrito para Segóvia, nos anos 1920, que predomina em Alborada. “É o primeiro momento em que compositores que não tocavam violão começam a escrever consistentemente para violão. Boa parte do repertório romântico moderno para o instrumento vem desse momento”, acrescenta Zanon (ouça a íntegra da entrevista no link abaixo).

Fabio Zanon nasceu na cidade de Jundiaí, em 1966. Começou a estudar violão aos 8 anos com o seu pai. Formado em Música pela ECA, sob orientação do professor e violonista Edelton Gloeden, transferiu-se para Londres, na Inglaterra, em 1990, onde estudou na Royal Academy of Music com Michael Lewin e participou de masterclasses de Julian Bream e John Williams. Mestre pela Universidade de Londres, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. Zanon já fez concertos em 50 países e é um dos artistas brasileiros mais aclamados no exterior.

Ouça no link abaixo a entrevista de Fabio Zanon no programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP, transmitido no dia 19 de julho de 2024. A apresentação é do radialista Cido Tavares.

Logo da Rádio USP