Museu Republicano convida para programação de férias

Atividades têm início no próximo dia 14 de janeiro com a abertura da exposição “Minha coleção é de…”. No decorrer do mês, promove ainda concertos, exibições de filmes, debates e oficinas para públicos de diversas idades. A participação em todos os eventos é gratuita

11/01/2017 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 13/01/2017 as 14:46
Programação traz história, cultura e lazer. Foto: José Rosael / Museu Paulista

Por Tiago Luis Cesquin
.
Prática que remonta ao período do Renascimento, o colecionismo de pinturas, moedas, medalhas e esculturas, empenhado por reis e rainhas europeus, tornou-se popular e hoje está associado a muitas práticas de consumo. Em busca de refletir sobre essa paixão, o Museu Republicano Convenção de Itu agrupou quatro coleções que expressam como a prática de colecionar é hoje entendida.

Foram escolhidas três coleções de miniaturas, duas vendidas com chocolates e uma de animais da fábrica alemã Scheich, além de álbuns de figurinhas das décadas de 1930 e 1940. Uma das coleções, composta de brinquedos, animais e personagens, foi recém-incorporada ao acervo do Museu Paulista, unidade da USP responsável pelo Museu Republicano.

“No mês de férias recebemos um grande número de famílias que trazem consigo lembranças de suas coleções”, afirma Aline Zanatta, responsável pelo Educativo do Museu Republicano. “Acho que esta temática aproxima o visitante do trabalho de preservação de coleções realizado pelos museus”, pondera.
Para enriquecer a exposição, o museu irá realizar ainda um encontro de colecionadores em seus jardins, exibição de filme e debate sobre os temas coleção e fotografia e a oficina Colecionar memórias, contar histórias, voltada a educadores e que tratará das coleções de memórias que criamos ao longo da vida.

Saguão do Museu: foi inaugurado no dia 19 de abril de 1923 – Foto: Hélio Nobre
Saguão do museu: foi inaugurado no dia 19 de abril de 1923 – Foto: Hélio Nobre

.
Ainda durante o mês de janeiro, os visitantes poderão conhecer um pouco da história do violão no Brasil durante o concerto do violonista Tiago Luis, e também construir seus próprios instrumentos musicais, a partir de materiais reciclados e alternativos, na oficina do Projeto Cantarolando, que visa a promover simultaneamente educação musical e ambiental.
.

Com a sua sede construída em meados do século 19, o Museu Republicano guarda a memória do Partido Republicano Paulista – Foto: Hélio Nobre

.

O rico acervo reúne fotos, documentos, objetos e obras de arte – Foto: José Rosael

.
O público poderá também visitar o museu para participar das oficinas de xilogravura, com a artista visual e professora Ana Paula Melo, e de brinquedos e brincadeiras da cultura da infância, com Cristina Nizzola, atividade que acontece nos jardins do casarão que serviu de local para a Convenção Republicana de Itu.
O Museu Republicano é um centro de história que trata do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, e da história de Itu e região. Desde a sua criação, é uma extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo no interior do Estado. Foi inaugurado em 18 de abril de 1923, data exata do cinquentenário da Convenção de Itu.

O Museu Republicano está localizado na Rua Barão de Itaim, 67, no Centro Histórico de Itu. A visitação e as atividades são gratuitas. As oficinas, no entanto, têm número limitado de participantes, e exigem inscrições antecipadas pelo telefone (11) 4023-2525, ramal 3 (Serviço Educativo). Está aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Mais informações no site http://mp.usp.br.

.

Abertura da exposição Minha coleção é de…

Concerto História do violão no Brasil
Local: Museu Republicano Convenção de Itu