USP oferece diversas atividades para animar as férias

São exposições, cursos, visitas monitoradas, palestras e oficinas que ocorrem durante os meses de janeiro e fevereiro, nos campi da USP na capital e no interior

 09/01/2017 - Publicado há 7 anos
20161111_02_M_itu
Museu Republicano Convenção de Itu terá exposição, oficinas, concertos e outras atividades durante o período de férias – Foto: Divulgação

.
Os museus e várias unidades, órgãos e institutos especializados da USP programaram atividades culturais e científicas para animar a Universidade durante o período de férias. São exposições, cursos, visitas monitoradas, palestras e oficinas que ocorrem durante os meses de janeiro e fevereiro, acessíveis tanto à comunidade uspiana como ao público em geral. A seguir, alguns dos destaques da programação em diversas cidades:

São Paulo

MAE – Nos dias 11 e 12 de janeiro, das 14 horas às 16h30, crianças de 5 a 12 anos podem visitar a exposição Polis Viver na Cidade Grega Antiga, no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), e participar de atividades como contação de histórias e oficinas temáticas. Além disso, nos dias 23 e 24 de janeiro haverá uma escavação arqueológica simulada e visita aos laboratórios e reserva técnica do museu. As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo.mae@usp.br ou telefone (11) 3091-4905 .O MAE está localizado na Av. Professor Almeida Prado, 1.466, na Cidade Universitária, em São Paulo.

MAC – No Museu de Arte Contemporânea (MAC), o público pode conferir nove exposições gratuitas. O destaque é para a exposição Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000: Bastidores, que exibe o processo de montagem da exposição de mesmo nome, que entrará em cartaz no ano que vem e exibirá, até 2020, o acervo permanente do museu. No dia 25 de janeiro, o MAC também proporciona atividades lúdicas de integração entre crianças, jovens e adultos, motivadas pelas exposições em cartaz no museu. A atividade é gratuita e indicada para crianças a partir de 6 anos. O MAC Ibirapuera fica na Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, em São Paulo. Mais informações na página do MAC ou pelo telefone (11) 2648-0254.

MZ – O Museu de Zoologia (MZ)  também oferecerá uma programação especial aos seus visitantes durante o mês de janeiro. Entre as atividades mais aguardadas estão a Oficina de Brinquedos e a Caminhada Noturna Museus do Ipiranga, que acontecerão, respectivamente, nos dias 22 e 27 de janeiro. Ambas as atividades são resultado de uma parceria entre o Museu de Zoologia, o Museu da Cidade e o Museu Paulista. Ao longo de todo o mês de janeiro, ainda serão oferecidas edições especiais do programa Interação Animal e da Caçada no Museu; oficinas de desenho, pintura e origami; e sessões de documentários sobre Biodiversidade pelo programa VerCiência. O Museu de Zoologia fica na Av. Nazaré, 481, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A programação completa pode ser conferida na página do Facebook do museu.

Parque Cientec – O Parque Cientec também estará de portas abertas durante as férias. Os frequentadores do parque podem mergulhar na ciência e na tecnologia por meio das sessões do Planetário, que acontecem às 10h30 e às 14h30; ou participar de uma trilha e conhecer um pouco dos 120 hectares de mata que constituem a reserva ecológica da Universidade, com lagos e as nascentes do riacho do Ipiranga. O Parque Cientec funciona de segunda a sábado, das 9 às 16 horas, e fica na Av. Miguel Stéfano, 4.200, no bairro da Água Funda, em São Paulo. Mais informações pelo e-mail agendaparque@usp.br ou pelo telefone (11) 5077-6312.

Parque CienTec - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Parque CienTec – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Itu

Museu Republicano – O setor Educativo do Museu Republicano Convenção de Itu, ligado ao Museu Paulista, preparou uma programação especial de férias que começa com a abertura da exposição Minha coleção é de…, no dia 14 de janeiro. No decorrer do mês haverá ainda oficinas, concertos, exibição de filmes e outras atividades. O Museu Republicano fica na Rua Barão de Itaim, 67, em Itu. Mais informações pelo telefone (11) 4023-0240, ramal 3.

São Carlos

CDCC – Contação de histórias, experimentos de ciências e mostra sobre animais silvestres estão entre atrações promovidas pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP. As chamadas Tardes de Férias começam nesta terça-feira, 10 de janeiro, das 14 às 18 horas. O CDCC fica na Rua 9 de Julho, 1.227, no Centro de São Carlos. A programação completa pode ser acessada no site. Mais informações no telefone (16) 3373-9772.

Experimentos científicos do Jardim da Perceção - Foto: Divulgação
Experimentos científicos do Jardim da Percepção, uma das atividades oferecidas pelo CDCC – Foto: Divulgação

Piracicaba

Esalq – A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) promoverá dois concertos em janeiro, no gramado em frente ao Edifício Central. No dia 20, às 18 horas, acontece a apresentação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência do maestro Jamil Maluf e com participação de Fábio Peron (bandolim) e do Projeto Guri. No dia 21, às 17 horas, o Octeto Bachiana se apresenta sob regência do maestro João Carlos Martins e com participação da soprano Giovanna Maira e do Grupo Ternamente Eclético.

Ribeirão Preto

Cefer – O Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (Cefer) de Ribeirão Preto terá aulas de yoga, corrida, atletismo, natação, entre outras. A programação completa pode ser acessada no link. As inscrições são feitas diretamente com o professor no horário das aulas. Informações pelo telefone (16) 3315-3561.

Casa da Ciência – A 11ª edição do Férias com Ciência, promovido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, acontece de 24 a 26 de janeiro, das 14 às 17 horas, no Museu e Laboratório de Ensino de Ciências (MuLEC). Para participar basta preencher o formulário no site até o dia 22 de janeiro. Ao todo, são 40 vagas disponíveis gratuitamente para estudantes acima de 12 anos. O MuLEC fica na Rua Clóvis Vieira, nº 27, no Campus da USP Ribeirão Preto. Mais informações pelo telefone (16) 2101-9308 ou pelo e-mail casadaciencia@hemocentro.fmrp.usp.br.

São Sebastião

Visitas monitoradas no Cebimar – no mês de janeiro, o Centro de Biologia Marinha (Cebimar) programou visitas monitoradas gratuitas para receber visitantes interessados em conhecer o Cebimar e aprender um pouco mais sobre o oceano, seus animais e plantas. As visitas têm duração média de duas horas, e compreendem uma excursão à praia, informações sobre os diferentes ecossistemas e observação de animais vivos expostos em tanques. Mais informações sobre as atividades na página do Centro ou pelo telefone (12) 3862-8450. O Cebimar está localizado na Rodovia Manoel Hypólito do Rego, km 131,5 – Praia do Cabelo Gordo, São Sebastião.

Além das visitas, o Cebimar também está promovendo a exposição fotográfica Cebimar 60 Anos, com imagens de ambientes e seres marinhos feitas por cientistas e amantes da natureza. A exposição está aberta de terça a domingo, das 14 às 22 horas, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), localizado no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta nº 72, no Centro de Caraguatatuba. A entrada é franca.

Funcionário segura estrela-do-mar no Centro de Biologia Marinha da USP, localizado na entrada sul do Canal de São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Funcionário segura estrela-do-mar no Centro de Biologia Marinha da USP, localizado na entrada sul do Canal de São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.