Morre o jornalista Mário Fanucchi, pioneiro da televisão brasileira

Professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da USP, Fanucchi criou o mascote da TV Tupi

24/08/2022 - Publicado há 2 anos
Mário Fanucchi durante a sessão solene em comemoração aos 40 anos da Rádio USP, no Auditório Freitas Nobre da Escola de Comunicações e Artes (ECA), em 2017 – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Morreu nesta terça-feira, dia 23, aos 95 anos, Mário Fanucchi, jornalista notório por sua atuação vanguardista na televisão brasileira. Ele foi professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e diretor da Rádio USP entre 1983 e 1985. Casado com Maria da Glória Fanucchi, também jornalista, Mário Fanucchi deixa quatro filhos. Natural de Ponta Grossa, no Paraná, o jornalista iniciou sua carreira como locutor da PRJ-2, Rádio Clube Ponta-grossense. Fanucchi foi também roteirista e produtor de diversos programas da Rádio Tupi, e em 18 de setembro de 1950, esteve presente na inauguração da TV Tupi em São Paulo, a primeira emissora de televisão brasileira.
Fanucchi era hábil desenhista. Ele foi responsável pela elaboração do mascote da TV Tupi, utilizado como vinheta de uma série de programas e intervalos comerciais: um simpático menino indígena, que ficou conhecido como “indiozinho da Tupi”. O personagem também acompanhava a veiculação do jingle Já é hora de dormir, mensagem institucional da emissora às crianças que assistiam à programação televisiva à noite. Uma ilustração do menino dormindo em sua rede servia de plano de fundo para a música, composta em parceria com o maestro Erlon Chaves: Já é hora de dormir/ Não espere a mamãe mandar/ Um bom sono pra você/ E um alegre despertar. Posteriormente, a canção foi cedida a um comercial dos Cobertores Parahyba e permaneceu no ar por um total de duas décadas.
Ainda na TV Tupi, o jornalista atuou como roteirista de telenovelas e escreveu a primeira série de ficção científica brasileira, Lever no Espaço, em 1957. Na década de 1960, Fanucchi assumiu a direção artística da TV Cultura, criou o logo da rádio Jovem Pan e também trabalhou com publicidade nas agências Standard Propaganda e Lintas Publicidade Internacional. Em 1972, Mário Fanucchi se aposentou como jornalista profissional, passando a dedicar-se inteiramente a lecionar rádio e televisão como professor da ECA. Em seus mais de 20 anos na Universidade, ele ministrou disciplinas de graduação e pós-graduação, coordenou a Rádio USP e publicou o livro Nossa Próxima Atração – o Interprograma no Canal 3, pela Editora da USP (Edusp), em 1996.

Ouça no link abaixo entrevista de Mário Fanucchi no programa Diálogos na USP, da Rádio USP (93,7 MHz), realizada em 2017, por ocasião dos 40 anos da emissora.