Livros registram os primeiros anos da Cátedra Olavo Setúbal

Lançamento será nesta sexta-feira, dia 6, às 14 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP

04/05/2022 - Publicado há 2 anos
Fotomontagem com as capas dos livros - Arte: Jornal da USP

Quatro livros que registram as atividades recentes da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência da USP serão lançados nesta sexta-feira, dia 6, às 14 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Minlin (BBM) da USP. As obras reproduzem o trabalho dos titulares da cátedra nos últimos anos: Sérgio Paulo Rouanet (2016), Ricardo Ohtake (2017), Eliana Sousa Silva (2018) e a dupla Helena Nader e Paulo Herkenhoff (2019). O atual titular, o antropólogo cultural argentino Néstor García Canclini, deixa a cátedra no dia 6..

O evento de lançamento dos livros inclui uma mesa-redonda com a participação dos ex-titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, que será transmitida pelo site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

Os livros terão versões impressas e virtuais e não serão vendidos. Os volumes impressos serão distribuídos gratuitamente a instituições culturais e bibliotecas da USP e a versão digital estará disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.

Os livros foram coordenados pelos ex-titulares da cátedra, com organização de Ana Paula Sousa e Martin Grossmann nos três primeiros e de Grossmann e Liliana Sousa e Silva no quarto, o único em dois volumes.

Criada em 2015, a cátedra é resultado de uma parceria entre o IEA e o Itaú Cultural.

Leia a seguir informações sobre os quatro livros que serão lançados pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

O livro 1, De Kant a Machado de Assis: Reflexões sobre a Modernidade no Brasil, traz o conteúdo dos cinco encontros coordenados pelo sociólogo e filósofo Sérgio Paulo Rouanet entre maio de 2016 e março de 2017. Os encontros discutiram questões como a modernidade e sua influência nas esferas econômica, política e cultural; estética; arte e universidade; o fazer artístico na contemporaneidade; a ciência e suas fronteiras; as relações entre cinema e psicanálise; e Machado de Assis e sua contribuição para a literatura universal

Capa do livro "De Kant a Machado de Assis: Reflexões sobre a Modernidade no Brasil" - Foto: Reprodução
Capa do livro "Arte, Cultura e Institucionalidade" - Foto: Reprodução

A rte, Cultura e Institucionalidade, segundo volume da coleção, é organizado pelo gestor cultural e design gráfico Ricardo Ohtake e retoma os 17 encontros realizados entre março e dezembro de 2017 sobre os processos de constituição, manutenção e perenização de iniciativas culturais no Brasil. A obra traz um panorama crítico, atual e histórico da formação da estrutura cultural na cidade de São Paulo, sob o ponto de vista da gestão cultural.

No terceiro livro, Centralidades Periféricas: Diálogos sobre Arte e Cultura no Brasil, estão os resultados da série de diálogos realizados entre junho de 2018 e março de 2019 sob a coordenação da educadora e ativista sociocultural Eliana Sousa Silva, fundadora e diretora das Redes das Marés. Os debates giraram em torno da arte na periferia e de pesquisas acadêmicas que têm a periferia ou os sujeitos periféricos como objeto de estudo, trabalhando seis linguagens artísticas: literatura, artes visuais, teatro, audiovisual, dança e música.

Capa do livro "Centralidades Periféricas: Diálogos sobre Arte e Cultura no Brasil" - Foto: Reprodução

Por fim, o quarto título, Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral foi dividido em dois volumes (livro 1 e livro 2), reunindo as apresentações dos 19 encontros realizados entre agosto de 2019 e dezembro de 2020. A série de atividades foi coordenada pelos dois titulares da cátedra no período: o curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e a biomédica Helena Nader, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e mostrou como, a partir de diferentes perspectivas, essas duas atividades humanas – a arte e a ciência – são despertadas pela curiosidade, pela imaginação, pelo olhar atento para o mundo, pela criatividade e pela pesquisa.

Capa do tomo 1 do livro "Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" - Foto: Reprodução
Capa do tomo 2 do livro "Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" - Foto: Reprodução

O lançamento da coleção de livros da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência acontecerá nesta sexta-feira, dia 6, às 14 horas, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo). Capacidade do auditório: 100 pessoas, com máscara e apresentação de passaporte de vacinação contra a covid-19. O evento é gratuito e aberto ao público, mas é necessária inscrição prévia.  Haverá transmissão ao vivo pelo site do IEA. Mais informações estão disponíveis na página do evento.