Cinema, Imaginário e Educação – Os Fundamentos Educativos do Cinema é o título do livro que o professor Rogério de Almeida, da Faculdade de Educação da USP, acaba de lançar. Com 190 páginas, a obra está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.
“O cinema, como manifestação artística e cultural, diversa e polimorfa, é um importante vetor de assimilação, formação e circulação de imaginários, os quais contribuem para a (trans)formação de mentalidades e atitudes, modos de vida e compreensão da realidade”, escreve o professor Almeida, na introdução do livro. “Acredito que a perspectiva educativa do cinema tratada aqui contribua para abordagens inovadoras no interior da escola, menos para reforçar os imaginários vigentes e mais para questioná-los, tensioná-los e, quiçá, transformá-los, pois o cinema, enquanto imaginário, exerce uma pressão pedagógica sobre as imagens de mundo, confluindo para dadas interpretações da realidade.”
O livro tem duas partes. Na primeira, Almeida investiga os fundamentos do cinema e da função educativa dessa arte. Na segunda parte, o professor analisa o imaginário segundo três perspectivas – a distopia, o niilismo e a afirmação trágica, “como vetores que possibilitam compreender filosoficamente o contemporâneo por meio do cinema”.
“O cinema opera uma mediação simbólica, figurativa, estética, sensível e cognitiva com o mundo concreto, constituindo-se como uma forma de conhecimento do real, uma via de acesso às categorias inteligíveis, sensíveis e imaginárias da vida contemporânea”, defende Almeida, também na introdução do livro. “Desse modo, o cinema é uma forma de conhecimento, o que justifica o estudo sobre o saber que ele possibilita, o modo como se constitui esse saber e como somos afetados e educados por ele.”
O livro Cinema, Imaginário e Educação – Os Fundamentos Educativos do Cinema, do professor Rogério de Almeida, está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.