Grupo de leitura vai ler obras do economista Giovanni Arrighi

Inscrições para os encontros – que serão virtuais e uma vez por mês – vão até 15 de setembro

31/08/2022 - Publicado há 2 anos
O economista italiano Giovanni Arrighi e dois de seus livros – Fotomontagem de Guilherme Castro com imagens de Wikimedia Commons

Capa da edição brasileira de O Longo Século XX – Foto: Reprodução

Com sede no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, o Grupo de Leitura O Brasil no Mundo convida estudantes de pós-graduação, doutorandos e professores da USP – de diferentes áreas do conhecimento – para participar da leitura de obras do economista italiano Giovanni Arrighi (1937-2009), que foi professor da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e se notabilizou por seus estudos sobre as transformações do capitalismo global. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro preenchendo formulário disponível neste link (clique aqui para acessar).

As reuniões para a leitura serão virtuais e ocorrerão na última quinta-feira de cada mês, das 15h30 às 18h30, com início previsto para o dia 22 de setembro. Até junho de 2023, serão lidos a introdução e o capítulo 1 de O Longo Século XX e a íntegra de A Ilusão do Desenvolvimento, duas obras clássicas de Arrighi. O grupo será dirigido pela pós-doutoranda do IEB Larissa Alves de Lira, doutora em Geografia pela USP e pela École de Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, na França, e pelo professor Alexandre de Freitas Barbosa, do IEB. Os pré-requisitos para a participação no grupo são fluência na leitura em inglês e conhecimento básico sobre Giovanni Arrighi, Fernand Braudel e Immanuel Wallerstein.

Nascido em Milão, na Itália, Giovanni Arrighi se formou pela Universidade Luigi Bocconi, também em Milão. Nos anos 60, estudou os modelos de desenvolvimento econômico na África. Além de O Longo Século XX – pelo qual recebeu prêmio da Associação Sociológica Americana em 1995 – e de A Ilusão do Desenvolvimento, é autor também de Adam Smith em Pequim, Caos e Governabilidade no Moderno Sistema Mundial (em coautoria com sua mulher, Beverly Silver) e de Anti-Systemic Mouvements (em parceria com Terence K. Hopkins e Immanuel Wallerstein). No Brasil, O Longo Século XX foi publicado em 1996 pela Editora Contraponto.

Mais informações sobre o Grupo de Leitura O Brasil no Mundo, sediado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, estão disponíveis neste link (clique aqui para acessar).